quarta-feira, 4 de maio de 2011

Ponte desmorona antes do tempo no rio das Velhas, em Minas Gerais


A ponte sobre o rio das Velhas, na BR-381, entre Sabará e Belo Horizonte (MG), caiu na tarde de terça-feira (3), um dia antes do que era planejado pelo Dnit (Departamento de Infraestrutura de Transportes). Com a queda, o concreto ficou atravessado no meio do rio, represando parte da água. A ponte de passagem de pedestre foi bloqueada por meia hora, causando uma fila de 500 m. Houve um início de confusão, mas não houve confronto entre os populares e a Polícia Militar.

A ponte foi interditada no dia 20 de abril, quando um dos pilares cedeu quase 80 cm. A demolição começou na última segunda-feira (2). A derrubada do vão central estava prevista para esta quarta-feira (4) a partir das 10h. Segundo o tenente Otávio Ricardo, no momento da queda o local estava interditado.


Segundo o coordenador da Defesa Civil de Sabará, Elias Magalhães, o Dnit foi acionado para que nesta quarta, pela manhã, a estrutura de concreto seja retirada do rio das Velhas. Com a ameaça de chuva, o represamento do rio pode provocar enchentes e a derrubada da passagem de pedestres. Magalhães informou que, se houver aumento do nível do rio, a passagem de pedestres será bloqueada.


Ontem, começou a fiscalização que vai barrar carretas que tentarem passar pela MG-145, em Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte, usada como desvio desde que a ponte que passa sobre o rio das Velhas foi interditada. A rodovia é a que mais sofre com o trânsito intenso, já que o fluxo de veículos pesados é proibido em Sabará. Os caminhoneiros que usavam a estrada como atalho, agora devem, obrigatoriamente, passar pela BR-356 se quiserem viajar entre a capital mineira e Vitória.