A obra de integração do Rio São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional, abrangendo os Estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, tem como principais objetivos: aumentar a oferta de água, com garantia de atendimento ao semiárido; fornecer água de forma complementar para açudes existentes na região Nordeste, viabilizando melhor gestão da água; e reduzir as diferenças regionais causadas pela oferta desigual de água entre bacias e populações.
Os recursos totais previstos pelo Ministério da Integração Nacional estão orçados em aproximadamente 5 bilhões de reais, para uma extensão total de 713 km de canais, sendo 21 municípios envolvidos no Eixo Norte, de Cabrobó (PE) até José da Penha (RN), e 5 municípios no Eixo Leste, de Floresta (PE) até Monteiro (PB).
No ano de 2005, o Sistema de Obras de Cooperação do Exército assumiu a missão de elaboração do projeto executivo para construção das seguintes obras: canal de aproximação da Estação de Bombeamento I-1 (extensão de 2.080 m) e da barragem de Tucutu (extensão de 1.790 m), pertencentes ao Eixo Norte e localizadas em Cabrobó (PE); e o canal de aproximação da Estação de Bombeamento V-1 (extensão de 6.733 m) e da barragem de Areias (extensão de 1.000 m), pertencentes ao Eixo Leste e localizadas em Floresta (PE). Os projetos executivos foram concluídos em março de 2006.
A partir de maio de 2007, com a solução de problemas judiciais, políticos e ambientais, os trabalhos foram efetivamente iniciados na obra do Projeto. Atendendo ao planejamento do Comando do 1º Grupamento de Engenharia, o Eixo Norte ficou sob responsabilidade de execução do 2º Batalhão de Engenharia de Construção (Teresina/PI) e o Eixo Leste com o 3º Batalhão de Engenharia de Construção (Picos/PI). O Ministério da Integração Nacional também viabilizou repasses de recursos financeiros para prover a segurança das áreas sob administração militar em ambos os Eixos do Projeto de Integração, ficando os serviços sob responsabilidade do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (Garanhuns/PE) e do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (Petrolina/PE).
Os aportes de créditos, de 2005 a 2011, totalizam cerca de R$ 126 milhões para o Eixo Norte e R$ 132 milhões para o Eixo Leste.
Apesar das condições climáticas desfavoráveis e paralisações necessárias para adequações dos projetos, no Eixo Norte cerca de 70% do canal de aproximação e 80% da barragem de Tucutu estão concluídos. O canal de aproximação do Eixo Leste já está com 60% concluído e a barragem de Areias aguarda apenas a construção da Tomada d´água.
A conclusão dos serviços nos canais e nas barragens de ambos os Eixos está prevista para o primeiro semestre de 2012.