Airport Operation - Rio Grande do Norte, Brazil
A Doutrina Militar vigente preconiza, no que tange à logística militar, que as Forças Armadas necessitarão, em um Teatro de Operações, de uma infraestrutura física compreendendo: vias de transporte terrestre, aquático e aeroviário, terminais, dutos e instalações diversas.
Nesse contexto de emprego das Forças Armadas, a Arma de Engenharia é a responsável pelo conjunto de atividades de planejamento e execução de obras e serviços para adequar ou obter a infraestrutura física necessária às operações militares de guerra.
Nos últimos anos, a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (INFRAERO) tem intensificado as parcerias com o Exército Brasileiro para a realização de obras aeroportuárias, entre as quais se destaca a construção do Aeroporto Internacional da Grande Natal, sediado no município de São Gonçalo do Amarante (RN).
A construção desse Aeroporto contribuirá para o desenvolvimento da Região Nordeste e sua integração com as demais regiões do País, beneficiando o escoamento de produtos regionais e o turismo em todos os Estados do Nordeste.
Em outubro de 1996, foi celebrado o primeiro convênio entre o Departamento de Engenharia e Construção (DEC) e a INFRAERO, tendo como objetivo a execução de serviços topográficos e geotécnicos preliminares e a construção da cerca perimetral.
A partir de 1998, o 1º Batalhão de Engenharia de Construção, sediado em Caicó (RN), responsável pela construção do novo Complexo Aeroportuário da Grande Natal, deu início à execução do desmatamento e terraplanagem da área do aeroporto.
No ano de 2010, o 1º BEC concluiu a pista de pouso principal, com 3.000 m de extensão e 75 m de largura e deu início à pavimentação das pistas de táxi e a drenagem do complexo aeroportuário.
Atualmente, encontra-se em tratativas, entre o DEC e a INFRAERO, a celebração de um novo convênio, com prazo de 30 meses, visando à execução dos serviços de terraplenagem, pavimentação, infraestrutura de sinalização e balizamento no trecho AR (Pistas de Pouso e Pátio) e no trecho TERRA (Vias de Acesso), para conclusão definitiva da obra.