sexta-feira, 15 de abril de 2011

Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais na Guarnição Federal Militar de São Gabriel


Em parceria com o Exército Brasileiro, a Prefeitura Municipal estará trazendo nesta terça-feira (19), encerrando as comemorações dos 165 anos de emancipação de São Gabriel e no Dia do Exército Brasileiro, a Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro. A parceria, acertada entre a Prefeitura Municipal, Secretaria de Turismo 9º RCB, 13ª Cia Com Mec e 6º Batalhão de Engenharia de Combate (6º BE Cmb) – levará o show de uma das melhores bandas do gênero no Brasil e mundo à Praça Dr. Fernando Abbott, a partir das 20 horas. Segundo o Secretário Nairo Gonçalves, esta parceria trará, de forma gratuita à comunidade, uma das melhores bandas do mundo. “A comunidade poderá conferir na Praça, um grande espetáculo de música, desta forma também, quem gosta de música, vai se emocionar”, destaca. A banda terá a apresentação de 137 músicos, além de equipe de apoio e logística.

Com origem na música marcial, a rigor, a primeira Banda de Música surgiu na Marinha em 1872, criada pelo Aviso nº 22 de 24 de janeiro, e pertencia ao Corpo de Imperiais Marinheiros. Em 1965, devido aos vários concertos apresentados, foi denominada Banda de Concerto do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). No dia 8 de março de 1974, por ocasião do Concerto Sinfônico no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em comemoração ao 166º aniversário do CFN, recebeu o título de Banda Sinfônica. Dessa forma, a estrutura sinfônica da banda foi criada desde a década de 70 e que, hoje, possui um vasto repertório constituído dos mais variados gêneros musicais, os quais se estendem do erudito ao popular.

A Banda Sinfônica é composta por 90 executantes e um coro de 25 vozes, entre Oficiais regentes, Suboficiais e Sargentos Fuzileiros Navais, de ambos os sexos, servindo na Companhia de Bandas do Batalhão Naval, localizado na histórica Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, no Centro do Rio de Janeiro, construída em 1736.

Dentre as apresentações no exterior, pode-se destacar, em 1952, um concerto sinfônico para a Rainha da Inglaterra, Elizabeth II no Palácio de Buckingham; em 1996, foi considerada a melhor banda do 5º Festival Internacional de Bandas Militares realizado em Modena (Itália); realizou um concerto por ocasião da inauguração do Teatro Tom Jobim, na cidade de Assunção (Paraguai), em 30 de agosto de 1996; e o concerto no 1º Festival Internacional da Cultura das três fronteiras (Brasil, Argentina e Paraguai), na cidade de Puerto Iguazú, Argentina, em 23 de junho de 2004.

No país, vem se apresentando em diversos eventos culturais, em vários estados e, consequentemente, recebe inúmeros convites acompanhados de vistosos elogios. Logo, a Banda Sinfônica vem dando ênfase aos eventos nos quais se apresenta e atua como forte veículo de relações públicas para o Corpo de Fuzileiros Navais e para a Marinha do Brasil.