sexta-feira, 8 de abril de 2011

6º Batalhão de Engenharia de Combate (6º BE Cmb) comemora 68 anos de criação

6º BECmb - Aquartelamento histórico

mais antigo do Rio Grande do Sul



No dia 1º de abril, o 6º Batalhão de Engenharia de Combate “Batalhão Tenente Coronel José Carlos de Carvalho” realizou uma solenidade para comemorar o seus 68 anos de criação e Dia da Arma de Engenharia o evento contou com uma palestra alusiva a criação do Batalhão, culto ecumênico e formatura para homenagear o patrono da Arma de Engenharia. Na oportunidade, o Estandarte Histórico da Organização Militar (OM) foi condecorado com a medalha Marechal Mascarenhas de Moraes, logo após foi servido um almoço para os convidados e integrantes do batalhão.



O 6º BE Cmb foi criado em 1º de abril de 1943, sediado em Porto Alegre com a denominação de 3º Batalhão de Engenharia. Ele se instalou inicialmente em 8 de maio do mesmo ano, na cidade do Rio de Janeiro - que era o Distrito Federal na época - organizando assim seu pessoal, equipamento e material.


Depois de ser transferido para Porto Alegre no dia 25 de maio e de várias mudanças, em 30 de novembro de 1953, recebeu a denominação atual, e em 1958, foi transferido para Saicã (São Simão), e logo após, retornado a Porto Alegre em 1963, e a transferência definitiva para São Gabriel em 31 de outubro de 1968, no local do extinto 3º Regimento de Cavalaria Montado, com mais de 150 anos. Seu atual comandante é o Tenente-Coronel Paulo Cesar de Paoli, que assumiu neste ano o posto de comando do aquartelamento histórico.