quinta-feira, 10 de março de 2011

Ponte cai em São Lourenço devido as chuvas no Rio Grande do Sul

Queda de ponte na localidade de São Lourenço / RS -
difícil solução em um vão grande


A cidade de São Lourenço do Sul (164 km de Porto Alegre) decretou na tarde desta quinta-feira estado de calamidade pública por causa das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. Até as 17h15, a Defesa Civil confirmava oito óbitos, sendo que cinco foram identificados. Os bairros mais atingidos são Centro, Lomba, Barrinha e Navegantes.

De acordo com o decreto, a precipitação chegou a 446 mm, o volume de água afetou cerca de 50% da zona urbana e o nível do rio São Lourenço aumentou em 3 m. A prefeitura autorizou ainda a convocação de voluntários para ajudar ações para minimizar os efeitos da cheia. O decreto vale por 90 dias, prorrogáveis por mais 180.

A forte precipitação causou problemas também no trânsito. A Polícia Rodoviária Federal recomenda aos motoristas que queiram transitar entre Porto Alegre e o sul do Estado, tomem como alternativa à BR 116, as BRs 290 e 392. De acordo com a PRF, o desvio aumenta em cerca de 200 km a distância da viagem.

A Ecosul, que administra a BR-116 na região, disse no final da manhã que parte da ponte sobre o Arroio Pinto havia caído enquanto equipes da concessionária trabalhavam na recuperação da cabeceira da estrutura. Os trabalhadores "foram surpreendidos (???) por um novo evento, de proporções maiores", afirmou a Ecosul, em nota. Equipes da concessionária foram ao local para avaliar as consequências do acidente.