quarta-feira, 23 de março de 2011

Logistic Support Bridge - Uma Ponte Logística no Brasil

Logistic Support Bridge - Uma Ponte Logística no Brasil

Para falarmos de pontes militares, temos que entender os seguintes conceitos. As pontes militares em uso no mundo podem ser classificadas em três grandes categorias: as pontes táticas, as pontes de apoio e as pontes logísticas.


As pontes logísticas em uso no Exército Brasileiro são a consagrada Ponte Bailey, a Ponte Compact 200 e agora a Ponte Logistic Support Bridge. Este tipo de ponte apresenta como característica principal sua grande capacidade de carga ou Classe Militar.


As Pontes Bailey ficaram consagradas durante a Segunda Guerra Mundial e foram fabricadas em aço por diversos fabricantes sob licença. A Ponte Compact 200, com capacidade maior, são pontes galvanizadas e que surgiram para atender a demanda crescente de destruição de pontes na Região da Bosnia.


A Logistic Support Bridge (LSB) é um grande aperfeiçoamento da Ponte Compact 200, pois é fabricada pelo mesmo fabricante - Mabey Engineers - na Inglaterra. É uma ponte de aço galvanizado de grande capacidade. As equipagens adquiridas pelo Exército Brasileiro atendem a carga de 80 toneladas, para um vão de 60 metros (200 pés), sendo a ponte reforçada. A aquisição procurou atender a demanda das quedas de pontes durante as situações de Defesa Civil e calamidades públicas.


A Logistic Support Bridge do Exército Brasileiro possui um excelente Suporte Logístico composto por viaturas bitrem, viaturas prancha baixa, trator de esteira, caregadeira sobre rodas, guindastes "Munck", caminhão basculante, grupos de iluminação, sistemas de sinalização e segurança, conteineres e outros dispositivos de apoio. O Brasil destaca-se no cenário sul-americano ao adquirir oito equipagens com a respectiva capacidade logística de transporte do material.


O Exército Brasileiro também possui, como ponte logística, pontes flutuantes que podem transpor cursos de água tais como a Equipagem Bailey Uniflote. A equipagem em questão permite a construção de Pontes Bailey sobre uniflotes (grandes caixões flutuantes retangulares de aço que servem como infraestrutura da ponte) e também permite a construção de Pontes ou Portadas Fita (utilizando-se apenas os uniflotes com suporte flutuante).


A Logistic Support Bridge, em outros exércitos, tais como o dos Estados Unidos foi empregada como ponte flutuante utilizando sistemas semelhantes aos uniflotes como suporte flutuante. Foi o que os norte-americanos empregaram em Tigris, no Iraque:


"...ZUBAYDIYAH Iraq - The 1437th MRBC (Multi-Role Bridge Company) of Sault Ste. Marie, MI, working jointly with the First Marine Expeditionary Force Engineer Group and the Naval Mobile Construction Battalion 7 (Seabees) have successfully completed one of the biggest projects of its' kind since World War II. The 1437th lent their experience and equipment in floating bridge building to construct a 762 foot Mabey-Johnson bridge across the Tigris River at Zubaydiyah. This is the longest floating span ever to be built in Iraq by military engineers. The Mabey-Johnson bridge is a new type of bridge used by the US forces. To assist with technical information, a representative of the Mabey & Johnson Ltd Company of England was onsite throughout the build. Along with the 1437th MRBC, Marine Engineer Group, and Seabees; the project was assisted by a Diving Section, Naval Mobile Construction Battalion 133, Naval Construction Support Team 2, Amphibious construction Battalion 1 and Amphibious Construction Battalion 2..."