quinta-feira, 10 de março de 2011

Chuva causa mortes e deixa parte de cidade submersa no Rio Grande do Sul


Subiu para nove o número de mortos por causa da chuva em São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul. O município decretou estado de calamidade pública na tarde desta quinta-feira.


De acordo com o tenente Aldo Bruno, a maioria dos mortos não conseguiu sair de casa quando o nível da água subiu.

A maioria das vítimas são idosos. De acordo com o tenente, cerca de 20 mil pessoas foram atingidas pelas enchentes na cidade, metade da população. A BR-116, que liga Porto Alegre a Pelotas, está interditada no município. Um desvio, com 200 quilômetros a mais, é feito pela BR-290.


A ajuda está concentrada nas cidades de Turuçu e São Lourenço do Sul, mas Rio Grande também deve receber o auxílio.


Segundo a Defesa Civil, 300 famílias ficaram ilhadas em São Lourenço do Sul e tiveram de ser resgatadas. Na BR-116, pelo menos duas pontes ficaram submersas durante a madrugada, nos km 471 e 468. Uma delas foi destruída.


Mais de 50% da cidade, principalmente a zona urbana, está com água entre 2,5 metros a 3 metros de altura


A cidade de São Lourenço está praticamente submersa pela força das águas do Arroio São Lourenço, que transbordou. Moradores tiveram de se refugiar nos telhados de suas casas. Algumas pessoas ficaram feridas e estão sendo resgatadas de helicóptero. Está sendo usado um cesto suspenso e preso à aeronave. Duas ou três pessoas são resgatadas por vez.