O local da instalação, sobre o Rio das Pedras, fica a 300 quilômetros da sede da 23ª Cia E Cmb. Até a conclusão da montagem da ponte, que levou aproximadamente cinco dias, a travessia da população foi realizada por botes do Exército e do Corpo de Bombeiros.
Também foi construída uma passadeira para que a travessia fosse realizada com mais rapidez.
A ponte pesa 180 toneladas, tem capacidade pra suportar até 80 toneladas e possui 50 metros de comprimento. Toda a estrutura foi adquirida pelo Exército Brasileiro em parceria com Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, e destina-se ao uso em apoio à Defesa Civil.
É a primeira vez que o equipamento é utilizado em missão real, com sucesso, em território nacional. A ponte já havia sido montada duas vezes, em Brasília. A primeira vez na Semana do Soldado, em 2010 e a segunda, no Dia Sete de Setembro. Ambas com a presença do Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva.
Foram empregados na Operação, cinco caminhões bitrens, um trator de esteira, dois contêineres, dois painéis iluminados, uma carregadeira, cinco caminhões guindaste, um veículo leve de apoio e uma ambulância.