quinta-feira, 16 de junho de 2011

Engenharia do Exército Brasileiro conclui as duas pontes provisórias do tipo Logistic Support Bridge (LSB) sobre o Rio das Velhas na BR 381

A segunda ponte provisória do tipo Logistic Support Bridge (LSB) sobre o Rio das Velhas ficou pronta nesta quinta-feira (16) na BR-381, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a assessoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o tráfego de veículos vai ser liberado no sábado (18). No dia 20 de abril, o trecho foi interditado após parte da construção anterior ter um afundamento, provocando rachaduras de até dez centímetros. A ponte tinha mais de 50 anos.

Cerca de 130 militares "Pontoneiros da Engenharia de Combate do Exército" trabalharam na instalação das pontes e foram utilizadas 12 carretas, três tratores, dois guindastes, dois ônibus e mais de 100 toneladas de equipamentos.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai controlar o trânsito e o Dnit vai fazer a sinalização, a iluminação e o balizamento das pontes. O Exército vai manter uma equipe no local para a realização de trabalhos de manutenção da estrutura das pontes e de segurança do material militar.

De acordo com o Exército, depois de liberada a passagem para veículos, os motoristas deverão ter cuidado. Um único veículo poderá passar por vez sobre a estrutura. Além disso, a velocidade contínua deve ficar entre 20 e 30 km/h sem poder frear sobre a construção.