Três dias depois de ser atingido por uma forte chuva, Cerro Largo sofreu hoje novamente com alagamentos. A partir da manhã de hoje, os arroios Encantado e Clarimundo transbordaram, desabrigando 80 pessoas. Elas estão alojadas no Parque de Exposições. A localidade mais atingida foi a Vila São Jorge. A área central também foi prejudicada. Três estabelecimentos comerciais ficaram alagados. O prefeito Adair Trott decretou situação de emergência. Também foi decretado ponto facultativo no comércio hoje e amanhã.
No domingo, os arroios haviam invadido 40 casas. Três deles tinham sido levadas pelas águas.
Em Três Passos, o município também está em emergência. Pelo menos 9 mil residências estão sem água porque a força da correnteza no Rio Erval Novo levou o sistema de captação. Estão desabrigadas cerca de 60 pessoas, principalmente moradores de encostas no bairro Frei Olímpio. Dezesseis casas correm o risco de desmoronamento. Em pouco mais de uma hora, choveu 110 milímetros, conforme o prefeito Cleri Camilotti. A enxurrada levou embora 15 pontes. Em razão da situação das estradas e da falta de água, as aulas foram suspensas na rede municipal hoje à tarde e amanhã durante todo o dia. A medida atinge 2.167 alunos.
Em Santa Rosa, a chuva também voltou a provocar prejuízos. Cerca de 30 pessoas estão em casas de vizinhos e familiares. Outras 93 estão em alojamentos nas Associações comunitárias da Auxiliadora e da Planalto e nas Igrejas da Vila Nova. Rajadas de ventos fortes atingiram o Distrito de Progresso, no interior de Três de Maio, também na Região Noroeste. Árvores foram arrancadas, telhados danificados e o salão da comunidade totalmente destruído. O Colégio Estadual Progresso também foi atingido e as aulas suspensas. Não há informações de feridos.