O Brasil está adquirindo pontes metálicas de painéis do Modelo "LSB" Logistic Support Bridge da empresa Mabey & Johnson, da Inglaterra, para emprego em situações de Defesa Civil. As equipagens de ponte serão pré-posicionadas em organizações militares de Engenharia em todo o território nacional, com destaque para Cachoeira do Sul, Porto União, Rio de Janeiro, Ipameri, Aquidauna, Porto Velho, Natal e Teresina.
Juntamente com as pontes estão sendo adquiridos materiais destinados a operação, ao transporte e a armazenagem da LSB. Tal aquisição trata-se de um marco na Engenharia Militar Brasileira, pois este equipamento moderno irá substituir, ou pelo menos, reforçar o material Bailey M2 já existente.
O material LSB é o mais moderno sistema de pontes de painéis existente no mundo. É utilizado como ponte logística pelo Exército dos Estados Unidos (US Army) e também pelo Exército Inglês (Royal Army). Os sistemas de pontes LSB já foram utilizados em conflitos reais e modernos pelo Exército Norte-Americano. A empresa fabricante possui cento e cinquenta anos de experiência em pontes metálicas e possui a licença, do Exército Inglês, da fabricação da renomada Ponte Bailey. A Mabey & Johnson também é a fabricante da Ponte Compact 200, já utilizada pelo Exército Brasileiro e operada pelo 3º Batalhão de Engenharia de Combate e recentemente empregada em situação de Defesa Civil no Estado do Maranhão. A empresa inglesa também é fabricante de outros sistemas de pontes tais como a Universal, a Delta e a Compact 100.
O pré-posicionamento estratégico de pontes irá sanar as deficiências existentes no Brasil, evitando-se grandes deslocamentos estratégicos de material de pontes. Cada equipagem possue um vão único com cerca de 61 metros (200 pés), do modelo Tripla-simples (TS). As cargas admissíveis, para pontes deste tamanho de vão, suportem a Classe Militar 80 (capacidade de carga). Nos próximos meses estarão sendo distribuídos os sistemas de pontes e também o material de apoio. Da mesma forma estarão sendo construídos os locais apropriados de armazenagem. (11 Nov 2009)