sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Sistema Anfíbio de Ponte e Portada M3 demonstra emprego dual do equipamento em Cachoeira do Sul: Defesa Civil e Operações Militares

Sistema Anfíbio de Ponte e Portada M3 demonstra emprego dual do equipamento em Cachoeira do Sul: Defesa Civil e Operações Militares

No dia 15 de maio de 2013, no 3º Batalhão de Engenharia de Combate, na cidade de Cachoeira do Sul, estado do Rio Grande do Sul, no Brasil foi demonstrada a Portada Anfíbia M3, trazida ao País pela Empresa General Dynamics.

O evento foi conduzido exemplarmente pelo Cel Ronaldo Brancalione, excelente anfitrião de todas as comitivas do Comando Militar do Sul. Todas as organizações militares de Engenharia da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) estavam presentes ao evento. Destaca-se também a digna e honrosa comitiva do Batalhão de Engenheiros Província de São Pedro. Foi um momento que encontramos a Reserva Ativa da Engenharia, os excelentes amigos, os líderes comandantes de ontem e de hoje, as competências que brilhantemente honram a Arma Azul Turqueza.

A tripulação da Portada Anfíbia M3 foi liderada pelo Ten Mueller, competente e experiente oficial, subcomandante da Companhia Anfíbia M3, do 130º Batalhão Anfíbio de Engenharia (Pioneer Battalion 130) da República da Alemanha, localizado na cidade de Minden (North Rhine - Westphalia), onde as Viaturas Anfíbias estão sediadas. A organização militar pertence a 100th Pioneer Brigade.
Trata-se de um oficial que iniciou sua vida de Pontoneiro como soldado, prosseguiu como cabo, atingiu a graduação de sargento e posteriormente tornou-se oficial Pontoneiro. Todos esses anos na operação e manutenção da Companhia Anfíbia M3 do Exército Alemão. Competência é a palavra maior deste Pontoneiro, com letras maiúsculas, que adora o trabalho que faz.

A imprensa esteve presente por intermédio do Jornal do Povo de Cachoeira do Sul e também do Jornal Zero Hora, de Porto Alegre. A Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Sul também cobriu o evento.

Por volta do meio da manhã, com a chegada da ilustre comitiva do Batalhão de Engenheiros Província de São Pedro, o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul, Exmo Senhor General Velozo, autorizou o início da demonstração. Destaca-se também a presença do General Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, Exmo Senhor General Glaucio e do representante da 6ª Divisão de Exército, Coronel Mazzaferro. Neste momento foi iniciada a demonstração da primeira viatura que realizou os movimentos básicos:

- Number 1: arriamento da seção frontal;
- Number 2: arriamento da seção traseira;
- Number 3: arriamento da Viatura Anfíbia M3;
- Number 4: basculamento lateral.

Posteriormente a primeira viatura, com laterais abertas (basculadas - open), realizou o movimento Number 5: entrada na água. Logo após, a segunda viatura realizou a entrada na água com laterais fechadas (não basculadas - closed).

No Rio Jacuí, as Viaturas Anfíbias M3 realizaram o acoplamento formando uma Portada Anfíbia M3, utilizando o sistema de conexão fechado (closed). Isto significa que entre as duas viaturas não foi colocado nenhum painel. Desta forma, o acoplamento fechado é mais rápido que o acoplamento aberto.No acoplamento aberto são colocados painéis intermediários entre as viaturas.

Logo a seguir, a Portada Anfíbia M3 realizou a atracação às margens e foi embarcada uma Viatura Blindada de Combate Leopard 1A5 BR e realizada a navegação fluvial com o Carro de Combate (CC).

Desembarcado o CC, embarcou-se uma Viatura Pick Up, modelo semelhante utilizado pela Defesa Civil do Brasil, carregada com medicamentos. Foi realizada a navegação com a referida viatura e os medicamentos foram desembarcados com o guindaste da Viatura Anfíbia M3, que possui capacidade para 1000 Kg.

Posteriormente, uma Viatura Ambulância Operacional foi embarcada e realizou-se a navegação fluvial. Todos os eventos de apoio a Defesa Civil, inclusive a utilização de ambulância foi caracterizado de êxito demonstrando a plena capacidade de utilização da Portada Anfíbia M3 ou da Ponte Anfíbia M3 como suporte às Operações de Apoio a Defesa Civil do Brasil.

No decorrer da demonstração, oficiais e praças, após colocarem os coletes salva-vidas, realizaram a navegação no Rio Jacuí embarcados na Portada Anfíbia M3, nas proximidades da eclusa da Barragem do Fandango, onde a corrente possui maior velocidade. 

Todos os movimentos da Portada Anfíbia M3, foram cuidadosamente acompanhados por quatro equipes de segurança fluvial, onde três botes pneumáticos e uma embarcação de manobra Schottel  M3 vigiavam de perto as evoluções do meio descontínuo no Rio Jacuí, para qualquer necessidade de socorro imediato. Também estavam presentes equipes de socorro médico de emergência e ambulâncias para as evacuações necessárias.

O evento foi cuidadosamente encerrado com o almoço a todos os integrantes das comitivas no Centro de Tradições Gaúchas Pontoneiros do Jacuí, onde o Coronel Brancalione agradeceu a feliz presença de todos.

Neste momento único, por mais uma vez, pude ouvir as sábias palavras de Engenheiros, mais Ativos que nunca, tais como o General Longo, General Soares, General Calazans, Coronel Camargo Pedroso, Coronel Álvaro e Coronel Malan, entre tantos outros que encontramos na agradável e feliz atividade. 

Destaco também o encontro com os comandantes e amigos Coronel Brancalione (3º BECmb), Coronel Camilo (10ª BEC), Coronel Louzeiro (6º BECmb), Coronel Carli (12º BECmb Bld), Coronel Edilson (5º BECmb Bld), Major Lorenzoni (3ª CiaECmb Mec) , Major Nogueira (1ª CiaECmb Mec), Major Figueiredo (2ª CiaECmb Mec), Major Bertonny (15ª CiaECmb) e outros oficias e praças que nos honram com amizade.

Mais um evento realizado de forma extraordinária pela Engenharia do Exército Brasileiro, onde todos fizemos o que gostamos e estamos fraternalmente unidos no ideal de:

- Ao Braço Firme!!
- Avante Remar!!


Viatura Anfíbia M3 entrando no Rio Jacuí



Portada Anfíbia M3 - Navegação CC Leopardo BR


Portada Anfíbia M3 - Navegação Ambulância Operacional



Parte dos Oficiais e Praças presentes



Portada Anfíbia M3 - Técnicos da General Dynamics



Portada Anfíbia M3 - Reserva Ativa de Cachoeira do Sul



Portada Anfíbia M3 - Navegação Pick Up 
Modelo Defesa Civil com carga de medicamentos


Portada Anfíbia M3



Portada Anfíbia M3 - Tripulação
 do Exército da Alemanha -
Pioneer Battalion 130



Portada Anfíbia M3 - Coronel Camargo Pedroso


Portada Anfíbia M3 - Coronel Malan



Portada Anfíbia M3 - General Calazans
 e Coronel Álvaro




Portada Anfíbia M3 - Chefe do Estado-Maior
 do CMS e Cmt da 6º Bda Inf Bld


Portada Anfíbia M3 - General Longo, 
General Calazans e Cap Naujorks



Portada Anfíbia M3 - Nobre Engenharia



Portada Anfíbia M3 - Reserva Ativa


Portada Anfíbia M3 - Reserva Ativa


Portada Anfíbia M3 - General Longo e General Calazans