quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Exército faz operação de guerra para montar ponte em Colatina / Pancas no Espírito Santo

Capitão Rafael de Combate

Uma ponte metálica pertencente ao Exército Brasileiro já chegou ao Espírito Santo para ser instalada sobre a Rodovia ES-341 entre o município de Pancas e o distrito de Ângelo Frechiani onde a pista desabou pela força das águas por conta dos temporais que castigaram o Noroeste capixaba nos últimos dias.

A estrutura saiu ontem do Rio de Janeiro a caminho do Norte do Estado transportada por cinco caminhões bitrem, dois guindastes tipo munck, além de caminhões de apoio e veículos leves do 1º Batalhão de Engenharia de Combate do Rio de Janeiro, informa o capitão Rafael Simões Medeiros. Ele e mais oito oficiais e soldados do exercito realizaram na manhã de ontem a inspeção no local visando viabilizar a verdadeira ‘operação de guerra’ que vai construir a ponte no prazo sete a 10 dias.

O comboio ficará estacionado no 38º Batalhão de Infantaria de Vila Velha à espera do sinal verde dos oficiais especializados em engenharia de combate para se movimentar em direção a trecho onde a estrada foi rompida, isolando desde a última quinta-feira as cidades de Pancas, Alto Rio Novo e Mantenópolis, além da cidade mineira de Mantena.

Segundo o capitão Medeiros a ponte é provisória até que o Departamento de Estadas de Rodagem (DER-ES) faça a obra definitiva na rodovia. Cerca de 80 homens estão destacados para montar ponte metálica inglesa que leva a sigla de LSB (Logistic Suppot Bridge).

“No primeiro comboio formado por oito veículos vieram as máquinas pesadas. É uma estrutura extremamente funcional usadas em operações reais de guerra que pode ser adaptada conforme a necessidade. Pelas medições com GPS aqui a ponte deverá ter 41 metros”, detalhou.

O capitão Medeiros afirma que o DER começa ainda neste final de semana, o nivelamento das cabeceiras da estrada com objetivo de ‘lançar’ a ponte metálica. O Exército pediu de cinco a sete dias para executar o serviço. “Se tudo correr conforme bem estaremos em campos nos dias 31 e 1º de janeiro”, relatou Medeiros.

A construção da ponte foi anunciada pela presidente Dilma na sua visita ao Espírito Santo para ver de perto os estragos provocados pelo aguaceiro que destruiu cidades inteiras, entre elas Baixo Guandu, Itaguaçu e Barra de São Francisco. A tropa ficara aquartelada num escola do distrito de Franchiani cedida pelo município que também garantiu o apóio médico e uma ambulância de plantão.

Muita gente ainda se arrisca a fazer a travessia da cratera na ES- 341sobre o pontilhão improvisado com o tronco de uma árvore arrastada pela correnteza para evitar a volta de quase 60 km pela ES-080 em Águia Branca.

De acordo com o capitão Rafael Medeiros existe a possibilidade do Batalhão de Engenharia lançar uma passarela móvel de alumínio com objetivo de permitir a circulação de pessoas em segurança.

“Em conversas com a população local ficou claro que precisam de mais esse recurso que estamos cogitando em fazer até que a ponte metálica fique pronta”, disse Medeiros.
Em Pancas, a chuva forte isolou comunidades rurais e moradores estão sendo resgatados de helicópteros sobretudo pacientes de hemodiálise, crianças, idosos e pessoa adoentada, diz o engenheiro agrônomo Marcos Stur, 31 anos.

Segundo ele, na última sexta-feira a cidade ficou sem combustível e os distritos mais afetados são de Vila Verde e Lajinha. “Sem transporte está ficando cada dia mais complicado. A agricultura sofreu um prejuízo de mais de R$ 3 milhões por causa da chuva” disse o agrônomo Stur do Incaper de Pancas.

Interrompida há uma semana, a estrada que liga Pancas a Colatina também foi bastante danificada pela queda de barreiras e excesso de buracos na pista. “Na inspeção constatamos que o grau de dificuldade é leve o que vai adiantar nosso serviço para restabelecer a circulação de veículos o quanto antes”, o capitão Medeiros.

O comboio viaja a 80 km/h escoltada por batedores do Exército do ES. A ponte metálica é feita de duralumínio – liga leve e resistente capaz de suporta mais de 60 toneladas. É conhecida em combate por Ponte de Apoio Logistico ou LSB – Logistic Support Bridge – em inglês. Será criada uma passarela móvel de alumínio para garantir a travessia segura da população