quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Passagem de Comando no 3º Batalhão de Engenharia de Combate - Tradicional unidade de Engenharia de Combate da América do Sul




Após dois anos no comando do 3º Batalhão de Engenharia de Combate (3º BECmb), o coronel Ronaldo Morais Brancalione se despede nesta quinta-feira da unidade. Em seu lugar assumirá o tenente-coronel Paulo Fernando Curci Curti.
A solenidade ocorrerá às 19h, no pátio de formatura do quartel, e contará com a presença do general Márcio Velloso Guimarães, chefe do Estado-maior do Comando Militar do Sul.
Paulista de Taquaritinga, 45 anos, casado com Adriana e pai de Paulo, 19 anos, e José Pedro, 18, Curti estava no Estado-maior do Exército, em Brasília (DF). No começo desta noite, o oficial começará uma nova fase na carreira militar, comandando uma das mais tradicionais unidades do Exército, com cerca de 800 militares e materiais para construção de pontes metálicas e flutuantes que são referência para outros quartéis de engenharia no Brasil.
Formado em 1990 na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Rezende (RJ), Curti iniciou a carreira como aspirante a oficial no 4º BECmb, em Itajubá (MG).
Será a primeira vez que servirá na unidade cachoeirense. "O Batalhão tem uma tradição muito forte no Brasil. Será motivo de orgulho e um desafio muito grande comandar a unidade. Nossa profissão é feita de desafios. Estou muito feliz e ao mesmo tempo ciente de que a responsabilidade é muito grande para manter o que os meus antecessores fizeram", disse Curti.
Parcerias comunitárias garantidas
Há pouco mais de uma semana morando em Cachoeira do Sul, o tenente-coronel Paulo Fernando Curci Curti antecipou que manterá a parceria comunitária da unidade com entidades assistenciais e Prefeitura. "Vamos manter o bom relacionamento com a comunidade cachoeirense. Vamos seguir colaborando com o que estiver ao nosso alcance e dentro da nossa capacidade", antecipou o tenente-coronel.
A primeira missão do novo comandante será acompanhar a fase final da seleção que definirá os jovens que prestarão serviço militar obrigatório neste ano. A incorporação ocorrerá no dia 1º de março. "O soldado de hoje tem um nível intelectual cada vez maior. O Exército tem novas tecnologias e novos equipamentos. Isso exige uma preparação cada vez melhor dos soldados", completou o novo comandante.

"Cumpri a missão", diz Brancalione

O coronel Ronaldo Morais Brancalione deixa nesta quinta-feira o comando do 3º BECmb para um período de descanso antes de assumir uma nova função no Exército, no Departamento de Engenharia e Construção, em Brasília.
Exatos dois anos e quatro dias após assumir a unidade, o oficial garante que cumpriu com êxito a missão de comandar um dos mais tradicionais quartéis do Brasil. "Foram dois anos muito bons. Fui bem acolhido na cidade em que comecei a minha carreira como aspirante. Cumpri a missão", disse.
Brancalione ressaltou que sob o seu comando a unidade manteve a parceria comunitária, apoiando entidades assistenciais. Uma obra de relevância, apontada por Brancalione, foi o calçamento de 380 metros de um trecho da Rua Marques Ribeiro, uma parceria com a Prefeitura e a Corsan. "Era uma obra que há anos era reivindicada", lembrou o coronel.

Matéria do Jornal do Povo de 15 de janeiro de 2013.