segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Construção da Ponte Logistic Support Bridge na Esplanada dos Ministérios


Suporte Logístico da Ponte Logistic Support Bridge

Uma visão diferente do Congresso Nacional - sob o "olhar" da Ponte LSB

Integrantes do DEC prestigiando o evento histórico no Brasil


No dia 30 de setembro de 2010, às 04:00 da manhã, iniciaram os trabalhos de construção de uma equipagem completa da Ponte Logistic Support Bridge (LSB) na Esplanada dos Ministérios em Brasília, Distrito Federal. Trata-se de 60 metros de ponte, Tripla-Simples-Reforçada, com capacidade para 80 toneladas. Evento histórico, primeira vez realizado no Brasil. O material destina-se ao emprego em calamidades públicas, em apoio à Defesa Civil.

O forte sol e a baixa umidade do ar de Brasília não intimidaram os Pontoneiros da Engenharia do Exército Brasileiro. Mas o sol é desgastante. Aos poucos, o grande peso do material associado aos fatores climáticos desgasta a tropa. No primeiro dia - muita vibração para realizar o feito histórico: a maior Ponte Logística Fixa construída em solo brasileiro.

O canteiro de trabalho foi montado logo pela manhã. Muito trabalho e muito material. Aproximadamente 170 toneladas de aço. No resto da manhã e até às 17:00 horas os Pontoneiros haviam construído 06 (seis) seções de ponte.
Desde sábado à noite o Capitão Porto (3º BECmb) integrou-se a equipe já formada pelos Tenentes Vasconcelos, Marcelo e Henrique.
Os integrantes do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), Coronel Arruda, Coronel Boaventura, Coronel De Paula e o Tenente-Coronel Paoli compareceram ao local para prestigiar o trabalho dos Pontoneiros.

O Congresso Nacional pode ser visto de outro ângulo: o ângulo dos Engenheiros - sob o sol, uma Ponte LSB em construção. Ficará na memória do Brasil !!!