domingo, 23 de agosto de 2009

Engenharia Brasileira constrói Ponte Bailey no Haiti

A Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti montou uma ponte de equipagem modelo Bailey M2, a 300 (trezentos) quilômetros de Porto Príncipe, no Departamento haitiano de Nord.
Um Pelotão de Engenharia da Companhia com trinta e cinco homens foi mobilizado na cidade de Cap-Haitien, cidade a 250 quilômetros da capital do país, para ultimar os trabalhos de preparação para o transporte dos componentes da ponte ao local de montagem.

No dia 09 de fevereiro de 2008, este pelotão deslocou-se para o local da ponte, distante 50 (cinquenta) quilômetros de Cap-Haitien, iniciando a montagem no mesmo dia. Foram executados serviços de nivelamento de margens, montagem e lançamento da estrutura metálica treliçada, finalizando com a instalação do piso de madeira para passagem dos veículos.

Após três dias de trabalhos, enfrentado condições atmosféricas adversas, o pelotão deu por encerrada a montagem da ponte em 12 de fevereiro de 2008.

Esta ponte, que é do tipo tripla-simples, possuindo um comprimento de 65 sessenta e cinco pés, aproximadamente vinte metros, e com capacidade de suportar cargas de até 65 (sessenta e cinco) toneladas, cumpre um importante papel na reconstrução do país, pois restabeleceu a ligação terrestre entre as cidades de Saint-Raphael e Dondon, ao Norte do país, interrompida após a destruição da antiga ponte existente no local pelas enchentes e furacões ocorridos no ano de 2008.

Além disso, o cumprimento desta missão se reveste de especial importância para a MINUSTAH e para a Engenharia Militar Brasileira, pois é a 1ª ponte construída nos quase 05 (cinco) anos da Missão e também a 1ª equipagem de ponte lançada em uma missão de paz por tropas brasileiras 11 (onze) anos após o término da Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola (UNAVEM), na qual a Companhia de Engenharia se destacou em trabalhos de desminagem e pontes.