O Sistema PFM - Pont Flottant Motorise ou Ponte Flutuante Motorizada Modelo F1 é fabricado pela CNIM – Constructions Industrielles de La Méditeranée, com sede em Paris, França. É utilizado pelo Exército Francês, Italiano e Suíço.
O sistema PFM permite a travessia simples com a classe militar 70 (em correnteza de 2,5 m/s), em passagem normal e 80 com cuidados especiais.
O sistema PFM possui as seguintes características: viga flutuante rígida de módulos de grande extensão, autonomia de transporte e de instalação por meio de reboques, autonomia de propulsão dos módulos e montagem rápida.
Os módulos possuem dois motores de 75 HP cada, comprimento de 10 metros, largura de 10,2 metros, peso de 10.500 Kg e flutuabilidade positiva de 42 toneladas.
A rampa de acesso possui comprimento de 12,50 metros, peso de 7.000 Kg, flutuabilidade positiva de 6 toneladas e a largura da via de rolamento é de 4,0 metros. A altura máxima das margens pode ser de até 2 metros.
O reboque especializado pesa 8 toneladas e possui 18 metros de comprimento.
Uma ponte de 100 metros utilizando o Sistema PFM pode ser construída em cerca de 30 minutos utilizando cerca de 45 militares. As portadas e pontes podem ser operadas em correntes de até 2,5 metros por segundo.
A viatura do Sistema PFM desenvolve velocidade de até 80 Km/h na estrada e cerca de 10 Km/h em qualquer terreno. Pode vadear obstáculos com até 1,20 metros de água.