quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Brazilian Army Engineers Boat Guardian 25


A GUARDIAN 25 – Macroprojeto de Embarcações


O Departamento de Engenharia e Construção, Gestor do Material Classe VI, atualmente, por intermédio de sua Assessoria 4, gerencia o Macroprojeto Embarcações.
Esse projeto objetiva modernizar os meios fluviais e estruturar o Sistema de Embarcações Fluviais do Exército Brasileiro, restabelecer a operacionalidade da tropa em Operações Fluviais e estabelecer a capacidade de atuar na defesa do território brasileiro em ambiente fluvial, principalmente nas regiões de fronteira. Para tanto, o DEC adquiriu 4 embarcações táticas GUARDIAN 25, que foram recebidas em Manaus no mês de agosto de 2011.
A GUARDIAN 25 é fabricada nos Estados Unidos da América pela Empresa BRUNSWICK COMMERCIAL GOVERNMENT PRODUCT, INC, com sede na cidade de EDGEWATER, FLÓRIDA, (EUA), e tem a capacidade de transportar 12 militares armados e equipados. Sua estrutura de combate permite, ainda, a instalação de 3 Metralhadoras MAG 7,62 mm e 1 Metralhadora .50 ou Lançador de Granadas 40 mm. A motorização dessa embarcação é feita por dois motores de popa da Marca e Modelo MERCURY OPTIMAX de 200 HP.
As embarcações GUARDIAN 25 foram distribuídas no Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), onde realizarão a experimentação doutrinária, 1ª Fase do Macroprojeto Embarcações, e a habilitação de pilotos e mecânicos.