quinta-feira, 26 de julho de 2012

Engenharia do Exército lança Primeira Ponte Ribbon Krupp FFB 2000 no Brasil

Hoje, 26 de julho de 2012,  os destemidos Pontoneiros do 3º Batalhão de Engenharia de Combate (3º BECmb), do 6º Batalhão de Engenharia de Combate (6º BECmb) e do 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (12º BECmb Bld) realizaram o histórico primeiro lançamento da Ponte Ribbon Bridge Krupp FFB 2000, nas instalações do Lago de Operações de Pontagem do 3º BECmb, em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

A Operação Krupp 2012 foi coordenada pela 6ª Divisão de Exército (6ª DE) com a participação efetiva dos Engenheiros de Combate do Comando Militar do Sul. A operação foi presidida pelo Exmo Sr General Pafiadache, Comandante da 6ª DE. Estiveram presentes oficiais generais da ativa e da reserva, além de militares e alunos do Curso de Engenharia do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre.

A operação teve objetivos predominantemente técnicos a fim de serem analisadas as peculariariedades do material flutuante, das suas características, das suas possibilidades, das suas limitações, do efetivo, do sistema de propulsão, do sistema de ancoragem, dos dados médios de planejamento.

Os Comandantes das Organizações Militares, Tenente coronel Brancalione (3º BECmb e anfitrião), Tenente coronel Paoli (6º BECmb) e Tenente coronel Carli (12º BECmb) realizaram o máximo de esforço nas últimas semanas a fim de aprestar o material a ser utilizado. Os trabalhos foram cordenados pelo Major Lageano (S4 do 6º BECmb) e o Comando da Ponte foi do Capitão Girardi (3º BECmb).

O deslocamento motorizado iniciou no dia 23 de julho de 2012, pela manhã. Ao meio dia deste dia, os Grupos Ribbon Bridge das três organizações militares já estavam concentrados em segurança em Cachoeira do Sul. A partir da tarde deste dia, foram iniciadas as instruções preliminares de montagem e foram estabelecidas as regras de segurança para a Operação Ribbon Krupp 2012. Nos dias seguintes foram realizados diversos lançamentos e recolhimentos da ponte para adestrar os Grupos Ribbon Bridge.

Na tarde de 26 de julho de 2012, por volta das quinze horas, foi iniciado o lançamento inédito da ponte que alcançou o seu ápice após 32 (trinta e dois) minutos de construção. A ponte em questão possui sete módulos interiores ou centrais e dois módulos de rampa, alcançando a extensão de sessenta e três metros. A operação e conexão de módulos  foi realizada com a utilização de duas embarcações de manobra Schottel M3. A ancoragem da ponte foi realizada com o auxílio de guinchos e cabos de aço direcionais de quarenta e cinco graus com o eixo da ponte. Foram utilizados quatro guinchos, dois em cada margem.

Após o lançamento, várias viaturas de diferentes classes transpuseram a ponte com segurança. Destaca-se a transposição de uma Viatura Blindada de Engenharia Leopard 1 BR, Classe 48. A ponte possui Classe Militar 70 para correntes de até 3,5 metros / segundo, para um só sentido de circulkação. Para circulação em dois sentidos (ida e retorno) a ponte possui Classe Militar 16.

O feito histórico ficará guardado na memória de todos os Pontoneiros Ribbon Bridge que nesta semana realizaram o máximo de esforço para que a missão fosse realizada exemplarmente. Parabéns Engenheiros. Parabéns Exército Brasileiro. Parabéns Brasil.

O abraço amigo a todos que compareceram ao evento e a todos que gostariam de estar lá conosco.


Ao Braço Firme !!!






Cap Giradi (Cmt Ponte), TC Paoli (Cmt 6º BECmb), TC Brancalione (Cmt 3º BECmb), TC Carli (Cmt 12º BECmb Bld), Maj Lageano (Coordenador da Operação)



TC Paoli (Cmt 6º BECmb), TC Brancalione (Cmt 3º BECmb), 
TC Carli (Cmt 12º BECmb Bld)




Ponte Ribbon Krupp FFB 2000 em Operação



Presença Ativa de Oficiais Generais e Militares



Viatura Blindada de Engenharia Leopard 1 BR



Viatura Blindada de Engenharia Leopard 1 BR



Transposição da Ponte Ribbon Krupp FFB 2000



Transposição da Ponte Ribbon Krupp FFB 2000




Ponte Ribbon Krupp FFB 2000



Ponte Bailey Uniflote e Ponte Ribbon Krupp FFB 2000



Conversão do Eixo da Ponte Ribbon Krupp FFB 2000



Assistência atenta ao evento



Conexão da Ponte Ribbon Krupp FFB 2000



Lançamento de Módulo Interior 



Viatura Transporte da Ponte Ribbon Krupp FFB 2000 com Módulo Interior



Viaturas Transporte da Ponte Ribbon Krupp FFB 2000



Viatura Transporte da Ponte Ribbon Krupp FFB 2000