segunda-feira, 16 de julho de 2012

Brazilian Army Engineers Krupp Ribbon Bridge 2012

O Comando Militar do Sul, por intermédio do 3º Batalhão de Engenharia de Combate (Cachoeira do Sul, RS), do 6º Batalhão de Engenharia de Combate (São Gabriel, RS) e do 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (Alegrete, RS), realizará a montagem da Ponte Ribbon Krupp FFB 2000, na cidade de Cachoeira do Sul, no período de 23 a 27 de julho de 2012.

Tal iniciativa tem a finalidade de adestrar os Grupos Ribbon Bridge Krupp FFB 2000 das três unidades militares de Engenharia de Combate na Operação de Pontes Ribbon, tarefa a ser realizada de forma pioneira no Brasil e na América do Sul. O Brasil faz parte de poucos países que operam as equipagens de Ponte do Modelo Ribbon Bridge em todo o mundo. 

A Ribbon Bridge original surgiu de um modelo russo, inicialmente de aço. Posteriormente, modelos de alumínio foram desenvolvidos por diversas nações como os Estados Unidos, a Alemanha e a China. O modelo Ribbon Bridge a ser empregado na operação trata-se da Marca Krupp, Modelo FFB 2000, fabricado na Alemanha, adotados pelo Brasil na década de 90.

As unidades militares, neste período, desenvolverão a operação técnica do material, procurando tirar o máximo proveito que este material moderno oferece. A capacidade de transposição por meios contínuos oferece uma pronta resposta as forças blindadas, as forças mecanizadas, as forças logísticas, além de permitir seu emprego em casos de calamidades públicas e de defesa civil.

Serão utilizadas modernas embarcações de manobra com propulsão com jatos direcionais de água. Também farão parte da operação módulos interiores de ponte e módulos de rampa de ponte. Na oportunidade serão testadas as possibilidades de ancoragem da referida ponte com cabos de ancoragem direcionais de 45 graus, utilizando os versáteis aparelhos de força denominados tirfor.

Os Batalhões de Engenharia de Combate do Comando Militar do Sul, nesta semana, estão ultimando os preparativos para realizarem o deslocamento motorizado para a Capital do Arroz, onde a operação será realizada. Os Grupos Ribbon Bridge Krupp estão realizando a manutenção das ferramentas e dos sistemas a serem empregados.



Equipagem Ribbon Bridge Krupp FFB 2000




Ponte Ribbon Bridge