terça-feira, 7 de setembro de 2010

Ponte Logistic Support Bridge no Dia da Pátria, Sete de Setembro de 2010, em Brasília


A Ponte LSB e o amanhacer do dia 07 de setembro de 2010, em Brasília



Material de divulgação da Ponte Logistic Support Bridge


O Palanque Presidencial ficou com a frente voltada para a Ponte LSB


Uma visão da Ponte em Brasília



Uma das últimas fotos da Ponte LSB em Brasília,
no final da tarde do dia 07 de setembro de 2010 - ficará a lembrança !!





Hoje, 7 de setembro de 2010, acordei cedo - às 4:30 horas. Não tão cedo quanto os soldados que faziam a guarda da Ponte Logistic Support Bridge, na Esplanada dos Ministérios. Mas por volta das 06:00 da manhã já estava no local. A Ponte LSB ficou em frente ao Palanque Presidencial. Era a visão que o Presidente da República e todos os seus convidados tinham.

A magnitude do evento histórico da Primeira Montagem da Ponte LSB é significativa. As tradições das pontes de painéis metálicos lembram a Segunda Guerra Mundial quando o inglês Donald Bailey desenvolveu a Ponte Bailey ou Bailey Bridge. A Bailey teve diversas versões como a M1, a M2 e a M3 - diferentes larguras e capacidades. A Ponte Bailey, tal como a Metralhadora .50 e o Blindado M 113 entre outros produtos militares foi e é um produto de grande confiabilidade e resiste até hoje, depois de mais de 65 anos.

No Dia do Soldado, o Presidente da República acompanhado de diversas autoridades fez questão de conhecer pessoalmente a Ponte LSB. Fabricada pela Mabey Engineers, da Inglaterra, a Ponte LSB também é a Ponte Logística dos Estados Unidos da América e do Reino Unido. Está presente nos conflitos no Iraque. Sem similares no mercado internacional, a Ponte LSB é um produto de primeira linha com excelente acabamento.

As diversas equipes de reportagem presentes ao evento cívico em Brasília fizeram questão de conhecer algo mais sobre a Ponte LSB. Os repórteres fizeram matérias gravadas, filmadas, pautas, anotações, rascunhos, perguntaram e tiraram dúvidas. Para se ter uma idéia da grandiosidade do evento, esta é a primeira Ponte LSB a chegar da Europa e ainda esta semana parte para seu destino: a cidade de Ipameri, em Goiás, onde ficara armazenada nas dependências da 23ª Companhia de Engenharia de Combate - pronta para ser empregada.

Um total de oito equipagens foram adquiridas e destinam-se além da cidade de Ipameri, para Cachoeira do Sul (RS), Porto União (SC), Rio de Janeiro (RJ), Aquidauana (MS), Porto Velho (RO), Teresina (PI) e Natal (RN). Ficaram em sedes de unidades militares de Engenharia - onde os militares são os mais experientes e aptos a empregar este tipo de material.

No final da tarde, quando a maioria da população já havia se ausentada da Esplanada dos Ministérios, compareci ao local com a minha família, para fazer as últimas fotos da ponte LSB montada em Brasília, pois não sabemos quando este feito vai se tornar realidade de novo. Espero que todos tenham uma foto ao lado na Ponte LSB, pois trata-se de uma situãção histórica.

Parabéns a todos a que estiveram presentes no local e participaram do Emprego da Ponte LSB em Brasília.