quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Reconstrução de pontes no interior de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul

O secretário municipal de Obras, Ronaldo Trojahn, começa ainda esta semana um mutirão de obras no interior de Cachoeira do Sul. O primeiro desafio será reconstruir pontes e bueiros que foram destruídos pelas enxurradas. No distrito do Bosque, a cerca de sete quilômetros do centro da cidade, a ponte da localidade da Forqueta será refeita com o auxílio do 3º Batalhão de Engenharia de Combate, que participará dos trabalhos com a mão-de-obra e empréstimo de uma caçamba.

A estimativa é de que a Ponte da Forqueta será reconstruída dentro de 30 dias e que os gastos deverão ficar na casa dos R$ 30 mil. A Prefeitura é quem pagará os gastos com combustível, alimentação dos militares e material para reconstrução da ponte. O coronel Selmo Umberto Pereira, comandante do 3º BECmb estuda a possibilidade de instalar naquele arroio uma ponte do Exército para atender imediatamente à região até que a outra estrutura fique pronta.
Na localidade do Rincão dos Kieffer, onde vários canos de um bueiro foram levados pela enxurrada em uma sanga que deságua no Arroio de Ferreira, as obras devem iniciar na semana que vem. Segundo Ronaldo Trojahn, outro trabalho urgente, porém demorado, será de recuperação das estradas para dar condições de atender produtores rurais que estão abastecendo as propriedades com insumos e preparando os cultivos de verão. A Prefeitura tem cerca de 3,5 mil quilômetros de estradas de chão para dar assistência e a maioria está com problemas. Ao longo deste percurso, existem 23 pontes que precisam de melhorias.