terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Águas do Rio dos Sinos voltam a subir em Canoas, no Rio Grande do Sul

As águas do Rio dos Sinos voltaram a subir na Praia do Paquetá, em Canoas.
Conforme a Defesa Civil da cidade, o nível está mais de dois metros acima do normal. No total, 59 famílias estão em situação de risco no local há mais de 17 dias. Autoridades municipais enviam aos atingidos medicamentos, água e alimentos.
A cheia do Rio dos Sinos na Praia do Paquetá é consequência das chuvas nos afluentes, como Paranhana e Rolante, e nos mais de 15 arroios que desembocam no Sinos.
Na Capital, o Lago Guaíba também dá sinais da grande quantidade de chuvas nos últimos dias. Hoje, era possível ver que as águas do Guaíba avançaram sobre a orla. Apesar disso, a Defesa Civil de Porto Alegre diz que o nível está normal para esta época do ano e não foram registrados problemas de alagamentos.A prefeitura monitora diariamente o nível do Guaíba. Existem dois pontos de medição na Capital: no Arquipélago, na Ilha da Pintada, e nas proximidades do Parque Harmonia, no entorno da Usina do Gasômetro.
Nesta quarta-feira, as condições meteorológicas indicam possibilidade de pancadas de chuva, moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento no Rio Grande do Sul. A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas de alagamentos e com risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. As pessoas devem ainda evitar trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.