quinta-feira, 9 de julho de 2009

Engenharia do Exército Português

A Engenharia do Exército Português procedeu a montagem de duas pontes militares no Concelho de Odemira, em apoio à população local e em resposta à solicitação feita pelo Governo Civil de Beja. A urgência deste apoio decorreu do demorronamento de dois locais, na estrada municipal nº 552, que obrigavam a população a efetuar um desvio de cerca de 20 km.
Foi montada uma ponte Bailey com um vão de 33 metros e classe 30 toneladas, bem como uma ponte TREADWAY com um vão de 18,2 metros e classe 22 toneladas.

Pontoneiro


Homenagem do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro ao soldado Pontoneiro, no dia da Arma de Engenharia.



Logistic Support Bridge (LSB) (Inglaterra)


A Ponte LSB (Logistic Support Bridge), fabricada pela empresa inglesa Mabey & Johnson, utiliza equipamento do sistema de ponte de painel Compact 200, complementado por características especiais adequadas a um utilizador militar. O sistema é constituído por uma pequena gama de peças normalizadas: painéis, armaduras de cordas, barrotes, tabuleiros, cabos de fixação, rampas, grelhas e vigas de fundação.

A equipagem é empregada pelo Exército Norte-Americano e Fuzileiros Navais do Estados Unidos da América na Guerra do Iraque. É equipagem adotada pela ONU. Foi concebida para manter a circulação rodoviária nas principais cidades, disponibilizar e restaurar acessos vitais de emergência em áreas atingidas por desastres ou catástrofes, ser instalada em zonas rurais e assegurar rotas de estabelecimento.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Novos Comandantes de Unidades de Engenharia de Combate

Batalhão Escola de Engenharia: TC Medeiros
3º BECmb: TC Melo
5º BECmb Bld: TC Batista
9º BECmb: TC Antonio Lopes
12º BECmb Bld: TC Atila

1º Regimento de Engenharia da Legião Estrangeira

Ações de Defesa Civil executadas pelo 1º Régiment Étranger de Génie
Le régiment a démontré ses remarquables capacités de réaction et d'initiatives lors des catastrophes naturelles qui ont sinistré le sud de la France ces dernières années : Après les inondations de Vaison la Romaine en 1992, puis celles de l'AUDE et la tempête de fin 1999, comme dans le Val d'AOSTE en 2000, le 1er REG a montré à la population gardoise en septembre 2002 et en décembre 2003 la redoutable efficacité, le dévouement et la disponibilité des vieilles troupes professionnelles qui n'avaient pas l'habitude de mettre en œuvre leur savoir faire aux portes de leur quartier.

Pirataria Moderna

EUA dão um golpe contra a pirataria na Somália

A marinha dos EUA conseguiu resgatar o capitão do navio mercante Maersk Alabama, Richard Phillips, de 53 anos, capturado por piratas somalis. Na operação morreram três de seus sequestradores. O quarto tinha sido transferido para o destróier Bainbridge para negociar sua entrega e ficou sob custódia americana, segundo informou no domingo o Departamento da Defesa. Participaram da operação forças militares e especialistas do FBI. A tática com que foi solucionado o sequestro poderá abrir novos caminhos, mais agressivos, no modo como a comunidade internacional vai enfrentar uma rede criminosa que em 2008 capturou 40 barcos.

Um comando dos Navy Seal (corpo de operações especiais da marinha) matou os três piratas que permaneciam no bote. O capitão foi transferido para o Bainbridge, do qual se coordenaram os trabalhos de resgate.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Batalhão Escola de Engenharia apóia ESAO

O Batalhão Escola de Engenharia (BEsE), situado na cidade do Rio de Janeiro, apoiou o Exercício de Transposição de Curso de Água da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO).
Tradicionalmente a organização militar realiza, anualmente, a demonstração de todas as fases técnicas de uma transposição, onde são empregados os diferentes meios de pontagem leve e pesada.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

7º BECmb emprega pontões de alumínio

O 7º Batalhão de Engenharia de Combate, situado em Natal, empregou durante o 1º semestre de 2009, pontões de alumínio pertencente a Equipagem de Portada Leve, em apoio à Defesa Civil do Estado do Maranhão.
Tal emprego ressalta de importância a necessidade da existência e disponibilidade de meios leves de pontagem, em todas as organizações militares de Engenharia do território nacional.
As constantes cheias e inundações, presentes em todas as Regiões do País, exigem da Engenharia do Exército uma participação inerente às suas missões em prol da Defesa Civil.
As mudanças climáticas presentes e futuras demonstram o crescente emprego da nobre arma do "Castelo Azul Turquesa" em operações de pontagem, não só no Brasil, mas em todos os continentes.

ESAO no 3º BECmb

O Curso de Engenharia da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais esteve no 3º BECmb, em Cachoeira do Sul realizando reconhecimentos e planejamento para Operações de Transposição de Curso de Água.
Reveste-se de importância o minucioso trabalho executado pelos capitães de Engenharia, no desenrolar dos reconhecimentos especializados executados utilizando botes pneumáticos no Rio Jacuí.

Força Comandos 2009


Emprego de bote pneumático Zodiac FC 470 por uma das equipes internacionais, durante o evento aquático do Exercício Força Comandos 2009.
O Exercício foi realizado na cidade de Goiânia, nos meses de junho e julho de 2009 e contou com a participação de 23 países americanos. O Brasil, por intermédio da Brigada de Operações Especiais, destacou-se na organização e sagrou-se campeão geral do evento.

Ponte Galleggiante Motorizzato (PGM)


A Ponte Galleggiante Motorizzato (PGM) trata-se da Ponte Flutuante Motorizada (PFM), fabricada na França, em utilização no 2º Regimento de Engenheiros Pontoneiros, do Exército Italiano, com sede em Piacenza.
"Il Materiale è in dotazione al 2° Reggimento Genio Pontieri, unico reparto in ambito nazionale, abilitato all'utilizzo. Si tratta essenzialmente di un ponte galleggiante, del tipo a "nastro", costituito da elementi modulari in alluminio lunghi 10 m. Ciascuno, totalmente autonomi per quanto riguarda la propulsione in acqua e trasportati su semirimorchi stradali specializzati. "

Ponte Flutuante Motorizada Modelo F1 (França)

O Sistema PFM - Pont Flottant Motorise ou Ponte Flutuante Motorizada Modelo F1 é fabricado pela CNIM – Constructions Industrielles de La Méditeranée, com sede em Paris, França. É utilizado pelo Exército Francês, Italiano e Suíço.

O sistema PFM permite a travessia simples com a classe militar 70 (em correnteza de 2,5 m/s), em passagem normal e 80 com cuidados especiais.

O sistema PFM possui as seguintes características: viga flutuante rígida de módulos de grande extensão, autonomia de transporte e de instalação por meio de reboques, autonomia de propulsão dos módulos e montagem rápida.

Os módulos possuem dois motores de 75 HP cada, comprimento de 10 metros, largura de 10,2 metros, peso de 10.500 Kg e flutuabilidade positiva de 42 toneladas.

A rampa de acesso possui comprimento de 12,50 metros, peso de 7.000 Kg, flutuabilidade positiva de 6 toneladas e a largura da via de rolamento é de 4,0 metros. A altura máxima das margens pode ser de até 2 metros.

O reboque especializado pesa 8 toneladas e possui 18 metros de comprimento.

Uma ponte de 100 metros utilizando o Sistema PFM pode ser construída em cerca de 30 minutos utilizando cerca de 45 militares. As portadas e pontes podem ser operadas em correntes de até 2,5 metros por segundo.

A viatura do Sistema PFM desenvolve velocidade de até 80 Km/h na estrada e cerca de 10 Km/h em qualquer terreno. Pode vadear obstáculos com até 1,20 metros de água.

domingo, 5 de julho de 2009

Manual do Pontoneiro


O Manual do Pontoneiro é um documento especializado, atualizado e ilustrado que procura difundir os conhecimentos e experiências de pontagem militar com atitudes profissionais.
São diversos artigos reunidos em capítulos que foram testados, adaptados e verificados durante mais de vinte anos (2009-1989). São conhecimentos e experiências necessárias aos alunos das escolas de formação, aos jovens oficiais e sargentos da arma de Engenharia.
O trabalho procura agregar valores profissionais demonstrados com competência durante instruções de pontagem, exercícios e operações militares. É uma fonte de consulta básica para todo militar que se prepara para uma instrução, para uma prova, para um exercício, para o emprego do material.
É um projeto bem sucedido, com credibilidade e pró-ativo, pois procura dirimir as dúvidas existentes entre os mais novos utilizando as experiências dos mais antigos. É tradicional e ao mesmo tempo é dinâmico.
É a melhor fonte de consulta existente em todo o Brasil sobre o assunto. É um trabalho realizado com dedicação, sem interesses, exceto o de agregar os engenheiros numa só família. É um trabalho realizado com fé e com a Luz Divina.
Capítulos do Manual do Pontoneiro:
Capítulo 1. A Engenharia na Transposição de Curso de Água.
Capítulo 2. Meios de Transposição.
Capítulo 3. Cordame.
Capítulo 4. Cabo de Aço.
Capítulo 5. Ancoragem.
Capítulo 6. Aparelhos e Manobras de Força.
Capítulo 7. Motor de Popa.
Capítulo 8. Navegação.
Capítulo 9. Botes Pneumáticos.
Capítulo 10. Passadeira Flutuante de Alumínio.
Capítulo 11. Portada Leve.
Capítulo 12. Ponte Dobrável Flutuante Ribbon Bridge FSB – EWK.
Capítulo 13. Ponte Dobrável Flutuante Ribbon Bridge FFB 2000 – KRUPP/MAN.
Capítulo 14. Ponte Bailey Uniflote.
Capítulo 15. Ponte Fita.
Capítulo 16. Ponte M4T6.
Capítulo 17. Ponte Bailey M2.
Capítulo 18. Ponte Compact 200.
Capítulo 19. Embarcação de Manobra.
Capítulo 20. Dados Médios de Planejamento - DAMEPLAN.
Capítulo 21. Exercícios Resolvidos e de Aplicação.
Você pode encontrar o Manual do Pontoneiro, via eletrônica, no C Eng da AMAN, da ESA, do CPOR/R e CPOR/PA.

6º BE Cmb recebe alunos da EsSA


O 6º Batalhão de Engenharia de Combate (6º BE Cmb) recebeu a visita dos alunos do Curso de Engenharia da Escola de Sargentos das Armas (EsSA) nos dias 23 e 24 de junho. Esta visita teve como finalidade capacitar os alunos da EsSA a empregar as técnicas de construção e operação dos materiais de pontagem existentes na Organização Militar e promover a integração entre os militares do Curso de Engenharia da EsSA com os integrantes do 6º BE Cmb.

sábado, 4 de julho de 2009

EASA no 3º Batalhão de Engenharia de Combate


No dia 30 de junho, o 3º Batalhão de Engenharia de Combate (3º BE Cmb) recebeu o 2º Turno do Curso de Engenharia da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA) para a realização do Pedido de Cooperação de Instrução (PCI).

Na oportunidade, os 24 sargentos alunos puderam assistir a demonstração de uma Operação de Transposição de Curso D’água, com ênfase na parte técnica de Engenharia.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Ponte Compact 200 no Maranhão



O Exército Brasileiro, por solicitação da Defesa Civil e determinação do Ministério da Defesa, deslocou para o Maranhão uma Ponte Compact 200, de fabricação inglesa da Empresa Mabey & Johnson, para manter em condições de tráfego uma rodovia federal naquele estado.

A Equipagens Compact 200 do Exército Brasileiro são dotação do 3º Batalhão de Engenharia de Combate, de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul e foram transportadas até o Maranhão em caminhões de transporte rodoviário.
A ponte Compact 200 é a única em condições de manter o tráfego pesado de caminhões carregados e cobrir a totalidade do vão. A estrada foi seriamente danificado devida as chuvas torrenciais que atingiram as Regiões Nordeste e Norte, durante o 1º semestre do ano de 2009.