quinta-feira, 28 de abril de 2016

Sistema Anti Dispositivo Explosivo Improvisado (DEI) (IED) - 2º BECmb


imagem sem descrição.

O Departamento de Engenharia e Construção (DEC) adquiriu novos equipamentos destinados à implementação do sistema anti-Dispositivo Explosivo Improvisado (anti-DEI). A efetivação do referido sistema gera capacidade para atender às demandas operacionais e peculiares em grandes eventos.
Considerando o binômio homem-material, expressão que contribui para definir a missão da Arma de Engenharia, o Sistema Engenharia já vem agindo na capacitação de militares nas áreas de EOD (Explosive Ordnance Disposal) e IED (Improvised Explosive Disposal), no Brasil e no exterior.
Nesse contexto, foi distribuído ao 2o Batalhão de Engenharia de Combate (2o BE Cmb),  situado em Pindamonhangaba-SP, um sistema anti-DEI, adquirido da empresa alemã TELEROB. Esse sistema é composto de dois robôs (tEODore Telemax) e acessórios, destinando-se ao emprego em limpeza de engenhos falhados.
O recebimento técnico do equipamento iniciou-se em 11 de abril, tendo a duração de cinco semanas. As instruções, conduzidas por técnicos da Empresa TELEROB, capacitarão militares.