quarta-feira, 1 de maio de 2013

Portada M3 da General Dynamics chega ao 3 Batalhao de Engenharia de Combate em Cachoeira do Sul



A Portada Anfibia M3, da Empresa General Dynamics, chegou no dia 30 de abril de 2013 (terca-feira), a cidade gaucha de Cachoeira do Sul. O equipamento alemao realizara uma demonstracao aos militares da ativa e da reserva do Comando Militar do Sul, no dia 15 de maio, no Rio Jacui, na Area de Operacoes de Pontagem do 3 Batalhao de Engenharia de Combate (3 BECmb).

O Departamento de Engenharia e Construcao participara do evento com a presenca do Coronel Paulo Cesar de Paoli. A atividade esta sendo coordenada com o Coronel Ronaldo Moraes Brancalione, comandante do 3 BECmb. Oficiais e pracas de Engenharia de todo o Comando Militar do Sul participarao do evento. Aguarda-se a presenca da Reserva Ativa de Engenharia de todo o CMS, inclusive do Batalhao de Engenharia Provincia de Sao Pedro.

Pela primeira vez na America do Sul, a referida demonstracao ja foi realizada por tres vezes no Rio Paraiba do Sul, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, RJ e por duas vezes no Lago Paranoa, em Brasilia, DF, com a presenca do Comandante do Exercito Brasileiro, Exmo Sr General Enzo Martins Peri (oriundo da Arma de Engenharia), entre outros oficiais generais. No Distrito Federal, pela primeira vez, foi realizado o embarque e a navegacao de uma viatura lancadora de foguetes ASTROS, na Portada Anfibia M3.

Tecnicos da Empresa General Dynamics e militares de Engenharia do Exercito Alemao estarao trocando experiencias e melhores praticas do referido equipamento com militares da tradicional unidade de Engenharia, na Capital do Arroz. Aguarda-se a presenca do coronel Wolfgang Debatin, experiente militar da reserva de Engenharia do Exercito Alemao, que participou das montagens anteriores, com seus 63 anos de experiencia.

Destaca-se a participacao do Sargento Tastch, do 3 BECmb, como fiel e experiente colaborador do Exercito Brasileiro, na operacao de embarcacoes de manobra que utilizam o sistema de propulsao direcional com jatos de agua do Modelo Schottell, tambem utilizados pela Portada Anfibia M3.

Ao Braco Firme!! Avante Remar!! Picar a Voga!!