terça-feira, 13 de março de 2012

Ponte do Exercito Modelo Logistic Support Bridge (LSB) sera usada na BR 364



Uma cratera de 28 metros de profundidade e 50 metros de diâmetro bloqueia completamente um trecho da BR 364, em Porto Velho, e mais uma pista no sentido contrário da rodovia nesta.
O buraco se formou depois que parte do trecho do perímetro urbano da rodovia desmoronou na quarta-feira (7). O trecho com problemas fica a cerca de 10 km do centro de Porto Velho.
Para Reitz, a ponte metálica do Exército é a mais viável, uma vez que o "trânsito pesado" não seria deslocado para uma área residencial e que também o custo seria bem menor do que esse desvio, com 1,9 km de terra. A ponte do Exército, explica Reitz, passaria "por cima do buraco".O Dnit informou que há duas soluções possíveis para o trânsito em planejamento: usar uma ponte metálica do Batalhão de Engenharia do Exército ou criar uma rota alternativa dentro do bairro Ulisses Guimarães, a 500 metros do trecho que desmoronou.
As causas do acidente, segundo o Departamento de Infraestrutura e Transporte (Dnit) do estado, foram o estouro de dois bueiros provocado pela pressão do córrego que passa embaixo do trecho. A causa seriam as fortes chuvas, comuns nesta época do ano na região.
O trecho da BR-364 onde ocorreu o desmoronamento nunca teve esse tipo de registro. Ao longo da rodovia, porém, neste ano já aconteceram dois outros desmoronamentos de pista. Um na região de Ariquemes e outro em Alto Paraíso. Segundo o inspetor da Polícia Federal, como a cratera em Ariquemes foi em um local marginal, não alterou o fluxo da rodovia. Já em Alto Paraíso, foram feitas sinalizações para desafogar o fluxo de veículos.
A longo prazo, o Dnit afirma que pretende retirar os bueiros estourados, construir novos, aterrar e recuperar o pavimento do trecho.