A primeira ponte do Passo do Socorro, sobre o Rio Pelotas, foi concluída e inaugurada em 1935. O Passo fora aberto no século anterior numa região histórica, a da travessia que possibilitara precariamente, desde o início do século 18, o contato entre a Capitania e depois Província do Rio Grande com o centro do país. Antes do Passo do Socorro, a travessia se fazia de tropeiros e viajantes se fazia na foz do Rio Touros, no famoso Passo de Santa Vitória, palco do combate desse nome, que envolveu farroupilhas e imperiais em 1839.
A ponte aberta em 1935, com capacidade de 12 toneladas, foi construída com recursos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e a decisiva participação do 3º Batalhão de Sapadores, de Vacaria, que também ajudou na construção dos acessos à ponte e da estrada. Em 1958 iniciouse a construção de uma nova ponte, concluída apenas em 1962. Essa e uma outra foram levadas pelas águas do Rio Pelotas. Em 1965, a firma Sobrenco projetou e construiu a ponte
atual.