Diante de enchente histórica no rio Elba, que está cinco metros acima do nível normal, moradores da cidade de Magdeburg precisam buscar áreas seguras. Forte volume de água pressiona barragens.
As áreas alagadas pelo rio Elba no leste da Alemanha aumentaram drasticamente nas últimas horas, o que levou as autoridades alemãs a pedirem, neste domingo (09/06), que 23 mil moradores da cidade de Magdeburg, capital do estado da Saxônia-Anhalt, abandonem suas casas temporariamente.
No bairro Rothensee, onde há várias indústrias, a situação é mais dramática e a operação de evacuação foi feita às pressas. Três mil moradores foram obrigados a abandonar a localidade. Ao todo, 15 mil pessoas foram evacuadas de áreas do lado oriental do Elba neste domingo.
As chuvas fizeram com que o rio subisse cinco metros acima do seu nível normal, chegando a 7,46 metros. Em agosto de 2002, última grave enchente na região, o nível do rio atingira 6,72 metros. A cheia no Elba já se estende por 40 quilômetros – maior área em extensão já atingida por enchentes na Alemanha.
De acordo com meteorologistas, não há previsão de trégua das chuvas – houve até mesmo fortes trovoadas na Saxônia. O Comitê de Crise calcula que nos próximos dias irá se agravar ainda mais a situação das represas, que começam a ceder à pressão das águas.