sexta-feira, 28 de junho de 2013

Costa argentina espera a maior enchente dos dos últimos 15 anos


O litoral argentino espera a pior enchente dos últimos 15 anos devido às fortes chuvas que ocorrem no sul do Brasil e em Misiones. As chuvas causaram um aumento significativo no fluxo dos rios Paraná e Iguaçu. Uma das principais atrações da província, as Cataratas, registrou na noite desta quarta-feira (26), um fluxo de 14.300 metros cúbicos por segundo. O volume de água está onze vezes maior que a média do rio Iguaçu. Dois setores tiveram que ser fechados para o público.
No norte de Misiones doze famílias que vivem na costa foram evacuadas devido ao avanço do rio Paraná. Portos e clubes de pesca  localizadas na costa do rio, tiveram as instalações inundadas. Nas últimas horas, por medida de segurança, a Prefeitura suspendeu a navegação de barcos de passageiros e balsas com destino ao Paraguai.
A Entidade Binacional Yacyretá (EBY), explicou que o fluxo do rio Paraná ultrapassou 37 mil  metros cúbicos por segundo ontem na área da barragem, em Corrientes, e é esperado aumento para amanhã, chegando à um volume superior a 39 mil metros cúbicos por segundo. O volume de água normal de cerca de 13.000 metros cúbicos por segundo.
Nas Cataratas, permanece fechada a passagem para a Garganta do Diabo e a travessia para a ilha de St. Maarten foi suspensa. Porta-vozes da empresa alegam que o tempo está melhor  em toda a região, mas que o nível do rio deverá continuar alto nos próximos dias.