CHELMNO, POLÔNIA - Apenas alguns dias depois que as unidades de engenharia alemãs e britânicas construíram a ponte M3 de 350 metros, recorde, sobre o rio Vístula, perto de Chelmno, na Polônia, como parte do exercício Anakonda 2016 da OTAN, uma segunda travessia do rio ocorreu no mesma localização. Neste caso, uma Ponte Improved Ribbon Bridge (IRB), da General Dynamics European Land Systems (GDELS) foi construída por engenheiros de ponte EUA, alemães e holandeses.
O Exército dos EUA forneceu 200 metros de módulos de ponte Improved Ribbon Bridge (IRB), do total da ponte flutuante de 350 metros e foi operado por unidades de engenheiros dos EUA e alemão. A empresa holandesa de engenheiros forneceu a Standard Ribbon Bridge (SRB). Ambos os sistemas são totalmente interoperáveis e requerem as mesmas habilidades operacionais e procedimentos de construção de pontes.
O IRB pode ser usado como uma ponte flutuante de ou uma portada de vários módulos para veículos e equipamentos atravessar um curso de água. As equipes de ponte trabalharam umas com as outras, aprendendo como os procedimentos de construção de ponte são conduzidos por outros militares.
O exercício Anakonda 2016, realizado de 7 a 17 de junho, foi um exercício multinacional liderado por poloneses envolvendo mais de 31 mil participantes de mais de 20 nações.