A ponte militar que vai ligar a autoestrada A14 à EN 111 na zona de Maiorca, Figueira da Foz, é montada em estaleiro e colocada em suportes idênticos aos das passadeiras rolantes, deslizando para a localização final.
A ponte metálica britânica de última geração, uma estrutura com cerca de 55 metros de comprimento, 4,2 metros de faixa de rodagem e uma capacidade de carga até 40 toneladas, está a ser construída no estaleiro montado na EN 111 por 25 militares da Companhia de Pontes do Regimento de Engenharia nº 1 do Exército português.
"É construída no estaleiro e depois colocada nos suportes e avança de três em três metros", disse à agência Lusa o capitão Pedro Coelho, explicando que a ponte só deverá ser visível entre a A14 e a EN 111, por cima da chamada Vala Real, na quarta-feira.
Deverá estar operacional no final da próxima semana. A meio da tarde de hoje, para além dos trabalhos preparatórios de construção da ponte, decorriam outros trabalhos de finalização de um aterro erguido no local - na zona do nó de Santa Eulália, junto às chamadas pontes de Maiorca - onde o estaleiro do Exército foi instalado.
Quando estiver concluída, a ponte militar vai permitir a circulação alternada de trânsito com recurso a semáforos, a uma velocidade máxima de 20 km por hora. A A14 está interdita à circulação automóvel, na zona de Maiorca, concelho da Figueira da Foz, desde as 08:30 de domingo, na sequência de um aluimento do piso
. A EN111, que deveria funcionar como "alternativa natural" à autoestrada A14 está também interrompida ao trânsito, nos dois sentidos, devido a obras na zona das Pontes de Maiorca, estando o tráfego entre a Figueira da Foz e Coimbra a processar-se por vias secundárias.