quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Aquidauana - Exército poderá ser chamado


]

O temporal que continua atingindo a região da cidade de Aquidauana, distante 143 quilômetros da Capital, fez com que o nível do rio de mesmo nome ultrapassasse os 9 metros na manhã desta quarta-feira (13). Ao todo, 25 famílias deixaram as casas e 88 pessoas estão em escolas da cidade. A prefeitura afirma que o Exército está de sobreaviso caso a situação piore nas próximas horas.
A última medição do nível do rio foi feita por volta do meio-dia e o número chegou a 9,02 metros. O normal do rio é 2,99 metros, ou seja, o nível registrado hoje já é o triplo do normal.
Segundo a prefeitura, mais famílias podem ser retiradas de suas casas. A região mais atingida da cidade é o bairro Guanandy, que fica na região mais baixa da cidade.
Sobre a ida do Exército para a cidade, a prefeitura explica que o aviso de que a situação pode piorar já foi feito e os militares podem ser deslocados para socorrer a população.
Outra situação que preocupa os moradores é a interdição de uma ponte que passa por reparos de equipes do Governo do Estado, se a interrupção da travessia for feita, o Exército pode improvisar uma passarela.
A maior enchente já registrada em Aquidauana foi no ano de 2011, quando o nível do rio passou dos 10 metros. 

Correio do Estado, 13 de janeiro de 2016.