O que é a Operação Laçador
- É um exercício de adestramento das Forças Armadas no qual militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea participam de diversos treinamentos e simulações de guerra.
Pessoal empregado na operação
- Mais de 8000 militares das três Forças estarão envolvidos no exercício, que será coordenado pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), órgão ligado ao Ministério da Defesa.
Objetivos da operação
- a manutenção da operacionalidade das tropas da Região Sul;
- o adestramento dos diversos Comandos e respectivas tropas em ações críticas de combate, apoio ao combate e apoio logístico, singulares e/ou conjuntas;
- o adestramento dos diversos sistemas operacionais, promovendo e sedimentando a capacidade de interoperabilidade entre as Forças;
- a realização de Ações Cívico-Sociais em apoio aos segmentos mais necessitados da população;
- a realização de experimentações doutrinárias de interesse para as operações conjuntas;
- a sistematização da atuação conjunta das três forças sob a coordenação do Ministério da Defesa.
Ações a serem realizadas pelas tropas
- Nessa operação serão realizadas Ações Diretas de Forças Especiais, Transporte de Tropa com Pouso de Assalto, Transposição de Curso D` Água, Controle de Localidade, Ações sobre Reserva Inimiga e Tropas de Defesa de Área de Retaguarda, Estabelecimento de Cabeça de Ponte Aérea, Patrulha Antisubmarino, Defesa de Ponto Sensível com apoio da Artilharia Antiaérea, Controle de Danos, Ressuprimento Aéreo, entre outras. Tudo isso visando o adestramento de ações críticas de combate, apoio ao combate e apoio logístico, singulares e/ou conjuntas.
- Concomitante a essas ações, ainda, as Forças Armadas desenvolverão ações de caráter Cívico-Social, como atendimento médico e odontológico, entre outras atividades de apoio à população, proporcionando melhores condições de vida para a população mais necessitada.