sábado, 25 de fevereiro de 2012

Ponte do Fandango em Cachoeira do Sul

Precisamos de uma nova ponte

Ponte do Fandango ficou pequena para Cachoeira

A indústria cachoeirense cresceu, os caminhões têm muito mais capacidade de carga e as demandas da cidade são maiores, mas a Ponte do Fandango, apesar de ter passado por uma série de reformas, continua a mesma desde sua inauguração, em 1961. A estrutura de 180 metros de comprimento construída à base de aço metálico já não suporta mais cargas extremamente pesadas, tanto que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por ordem judicial, limitou em 36 toneladas o peso máximo sobre a ponte.

É hora de pensar em outra ponte? A resposta de João Carlos Tonetto, engenheiro do Dnit, é sim. Ele complementa: “Todos os consertos e medidas não resolvem o problema por um longo prazo”. O economista e técnico agropecuário Guilherme Stockey é um dos cachoeirenses que sustentam a construção de uma nova ponte para a cidade. “O concreto trabalha em cima do aço, fazendo com que o asfalto apresente rachaduras e necessite de reparos. É por isto que seguidamente vemos operações tapa-buracos na ponte”, comenta.

Stockey lembra que o falecido empresário Arthêmio De Franceshi era outro cachoeirense que defendia a construção de uma nova ponte. “O Arthêmio pensava em fazer uma ligação direta da BR 290 para a região onde hoje está a Granol, ligando-se à estrada da Volta da Charqueada”, observa Stockey. Quando a Ponte do Fandango foi construída, há mais de 50 anos, as cargas dos caminhões não passavam de sete toneladas. Hoje, um bitrem carrega mais de 60.

PARA SABER MAIS
A história da Ponte do Fandango

> Localizada sobre o Rio Jacuí, a dois quilômetros da zona urbana da cidade, a Barragem-Ponte do Fandango é uma obra em concreto e aço, sendo a primeira do gênero a ser construída no Brasil.

> A ponte tem 1,8 metro de calado para passagem das embarcações. A barragem é móvel, com eclusa conjugada a uma ponte rodoviária metálica, de primeira classe, que serve também de passarela para os guindastes de madeira dos painéis móveis da barragem.

> Está assentada sobre quatro pilares de concreto, distantes 60 metros entre si. A ponte tem 180 metros de comprimento e nove de largura, incluindo os passeios de pedestres.

> Seu peso atinge 750 toneladas. A eclusa tem 85 metros de comprimento e 15 metros de largura.

> O volume total de concreto utilizado na obra foi de aproximadamente 16 mil metros cúbicos. A solenidade de inauguração foi no dia 25 de janeiro de 1961.

TRÊS PERGUNTAS PARA

Guilherme Stockey, cachoeirense que defende uma nova ponte sobre o Rio Jacuí

Qual sua ideia para a nova ponte?
“Faz uns cinco anos que defendo esta proposta. Minha ideia é que os caminhões entrem pela Várzea do Castagnino e sigam até o outro lado da margem do Rio Jacuí, em frente à Granol. Neste local seria feita a nova ponte, mais moderna, que sustentaria o peso de caminhões bitrens”.

E onde seria a rótula?
“A rótula teria de ser construída próximo da Granol e com uma estrada que fosse até as cooperativas (na Rua Moron) e para o outro lado, até o Porto. Desta forma, tiraria-se o tráfego de caminhões pesados de dentro da cidade”.

Esta nova ponte contribuiria com a economia da cidade?
“Com certeza. Empresas vão querer instalar-se em Cachoeira sem qualquer investimento da Prefeitura, pois terão livre acesso à área industrial e ainda poderão, futuramente, usar o Rio Jacuí para escoar seus produtos e matérias-primas”.

FALOU&DISSE

“Precisamos de outra ponte com maior capacidade, mais moderna. Se a obra não sair nos próximos 10 anos, um problema afetará a economia cachoeirense”.
Ronaldo Tonet, secretário municipal de Desenvolvimento


>> IMPORTANTE
No dia 18 de janeiro de 2011, o vereador Leandro Balardin, em audiência com o superintendente do Dnit, Vladimir Roberto Casa, solicitou a construção de uma nova ponte. O mesmo pedido foi encaminhado ao Ministério dos Transportes, mas Balardin não tem muita esperança na concretização da proposta devido a seu alto custo. “Só a elaboração do projeto técnico da obra sairia em torno de R$ 500 mil”, afirma. O vereador deixa um recado para os deputados federais que buscam votos na cidade: “Eles precisam interceder pela obra junto ao governo”.

ATENÇÃO
Foi motivado pelo excesso de peso sobre a Ponte do Fandango que o juiz federal Leandro da Silva Jacinto determinou, no ano passado, que nenhum veículo com mais de 36 toneladas passasse na estrutura sobre o Rio Jacuí. Na época, ele destacou que a ponte não passou por readequação às necessidades contemporâneas. Ainda em 2011, ele entendeu que o governo federal omitiu-se durante anos de seu dever de garantir aos cidadãos que trafegam na rodovia um trânsito seguro.