O Rio Caí atingiu na noite de quinta-feira o maior nível dos últimos 10 anos. Às 21h, a medição indicava 14m80cm em São Sebastião do Caí. O índice superou a última grande enchente na cidade, que havia sido em 2000, quando o rio chegou aos 14m70cm.
A cheia atingiu 60% da cidade e tirou de casa mais de 5 mil pessoas. São famílias que tiveram de procurar a casa de parentes ou que foram encaminhadas pela prefeitura a abrigos. Grande parte delas foi alojada em três pavilhões do Parque Centenário. Os bairros mais afetados foram Rio Branco, Várzea do Rio Branco, Vila Rica, Quilombo e Navegantes.
Em Montenegro, a elevação do Rio Caí foi rápida durante a madrugada. O nível da água subia entre 10 e 15cm por hora. Às 7h desta sexta-feira, a água estava 6m27cm acima do normal, segundo a Defesa Civil do município. Em 2007, maior cheia da década na cidade, o rio chegou a 6m58cm acima do normal.
Vale do Taquari
As cidades do Vale do Taquari também enfrentaram uma das grandes cheias dos últimos anos. O índice no Porto de Estrela chegou a 26m70 cm - 14m acima do normal. A última grande cheia na cidade havia sido em 2001, onde o Rio Taquari chegou a 26m90cm metros.
A chuva registrada nos últimos dias obrigou 10,7 mil pessoas a deixarem suas casas no Rio Grande do Sul, principalmente nos vales do Taquari, Caí e Paranhana. Os dados, fornecidos pelas cidades para a Defesa Civil, contabilizam 76,1 mil pessoas afetadas de alguma forma pela cheia e alagamentos.