![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvt6kEq_nbGYlhyGjXgdSr_drw_KHcX1lQ1Sf8YjVWhJa4WHu76y1E7-5815pCzv_Xk52IqigLWtEUbhBwhCQlQ7WNv7K46qKkjdwiudLOyM-SxlsXk2TX7E-K5kfj1E5qXriFMw/s320/dukw.jpg)
Esse projeto surgiu no 1942, quando os problemas do Jeep GPA anfíbio criou a necessidade de um similar maior, equivalente ao caminhão anfíbio. Desenvolvido pela Yellow Truck and Coach Corp, recebeu o nome de DUKW designando (Veículo Utilitários; com Rodas; Dois eixos de hélices; 1942). O trocadilho com Duck (Pato) era inevitável.
O modelo tornou-se um sucesso e foram fabricadas 21247 unidades. O Brasil rescebeu 34 modelos oriundos das Forças Francesas, quando foram reformados e operaram até os anos 80. O modelo inspirou "copias" em diversos países.
No Brasil foram construídos 5 CAMANF (Caminhão Anfíbio) usando-se o chassi do Ford F-7000. Não tenho como fazer um comparativo de diferenças mas acredito que ambos podem ser feitos a partir de modelos existentes no mercado.