The best world site specialized in military bridges and bridging. Best practices and lessons learned in military bridges. Sito specializzato in ponti militari e pontieri.
domingo, 30 de abril de 2017
9 BE Cmb inaugura Ponte Logistic Support Bridge (LSB) sobre o Rio Preto, Abril 2017
A ponte LSB (Logistic Support Bridge) de 48,77 metros, de aço, foi montada por 58 militares do 9º Batalhão de Engenharia Civil de Combate de Aquidauana-MS e ficará por 6 meses até o Dnit construir a ponte definitiva.
3 Batalhão de Engenharia de Combate - Semana da Engenharia 2017
Em comemoração ao Dia da Engenharia, o 3º BE Cmb realizou várias atividades de confraternização entre os militares da ativa e da reserva da Arma de Engenharia e também aqueles que serviram no Batalhão "Conrado Bittencourt".
Durante os dias 10 a 12 de abril, foram realizados diversas atividades entre às companhias do Batalhão, sendo composto pelas provas de Corrida de Revezamento do Remo, Remo de Guerra e a Gincana Náutica.
Após as diversas atividades, foi realizado um almoço festivo no PTG, entre os militares da ativa e da reserva.
No dia 07 de abril, 32 militares do 3º BE Cmb estiveram no CPOR-PA participando da formatura alusiva ao Dia da Engenharia.
Parabéns aos integrantes da Arma Azul Turquesa! Missão Cumprida! Ao braço firme!
sábado, 29 de abril de 2017
sexta-feira, 28 de abril de 2017
General de Exército Claudio Coscia Moura assume a Chefia do Departamento de Engenharia e Construcão
Brasília (DF) – No dia 28 de abril, foi realizada a cerimônia de passagem de Chefia do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), no Forte Caxias, Quartel-General do Exército, em Brasília (DF). O General de Exército Oswaldo de Jesus Ferreira transmitiu o cargo ao General de Exército Claudio Coscia Moura, em solenidade presidida pelo General de Exército Eduardo Dias das Costa Villas Bôas, Comandante do Exército.
segunda-feira, 24 de abril de 2017
sábado, 22 de abril de 2017
Ponte Logistic Support Bridge (LSB) está sendo montada na Região de Confresa e Alo Brasil - Operação Rio Preto do 9 BE Cmb
Os militares do 9° Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão já se encontram entre a região de Alô Brasil e o município de Confresa, trecho da BR-158, a 1.160 km de Cuiabá, na região do Araguaia, e já deram início a montagem da ponte LSB, para restabelecer o tráfego. A rodovia é importante eixo de ligação do país para escoamento de safra.
O comandante da Operação Rio Preto, Capitão Kelvin, conversou com o JNE. “O primeiro passo foi fazer manutenção e melhoramento das instalações e nivelamento das margens do rio Preto. O terreno, embora compactado, não estava perfeitamente nivelado”, contou.
A previsão é que a ponte fique no local aproximadamente cinco meses no lugar da ponte de madeira, que cedeu no último dia 05 de abril. A estrutura já estava fragilizada com a cheia do rio e ficou totalmente comprometida depois que um caminhão passou pelo local, tendo como consequência a interdição do trecho.
Comboio – Um comboio com 21 viaturas e cerca de 50 militares – incluindo carretas bitrem e ambulância com médico, além de todo o aparato para atender o efetivo, saiu do 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão, no município de Aquidauana, rumo ao Mato Grosso no dia 15 de abril.
Fonte: Aquidauana News.
quinta-feira, 20 de abril de 2017
quarta-feira, 19 de abril de 2017
sábado, 15 de abril de 2017
3 Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada comemora o Dia da Engenharia
Créditos da Foto: Jornal Folha da Cidade - Dom Pedrito, RS, Brasil.
9 Batalhão de Engenharia de Combate desloca comboio para montar Ponte Logistic Support Bridge (LSB) no município de Confresa, no Mato Grossso e divisa com o Estado do Pará - 15 Abril 2017
Às cinco horas da manhã deste sábado (15), um comboio com 21 viaturas e cerca de 50 militares – incluindo carretas bitrem e ambulância com médico, além de todo o aparato para atender o efetivo, saiu do 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão, no município de Aquidauana, rumo ao Mato Grosso, com a missão de montar uma ponte LSB em um rio que liga a região de Alô Brasil e o município de Confresa, na divisa com o Pará. Serão 1.600 km até o local, com previsão de quatro dias de viagem.
O objetivo da Operação, segundo o comandante do 9º BE Cmb, tenente-coronel Fábio Bogoni, é a montagem de uma ponte LSB (Logistic Support Bridge) no lugar onde uma ponte de madeira cedeu no último dia 05 de abril. A estrutura já estava fragilizada com a cheia do rio, e ficou totalmente comprometida depois que um caminhão passou pelo local, tendo como consequência a interdição de um trecho da BR-158, a 1.160 quilômetros de Cuiabá, na região do Araguaia, conforme informou o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte).
“O que nós fazemos em tempo de paz, é o que nós fazemos em tempo de guerra. A estrutura que montamos e preparamos para o cumprimento da missão na montagem dessa ponte, é uma estrutura de guerra. Por isso há necessidade de um preparo por parte do nosso efetivo, para que chegando ao local, a missão possa ser cumprida nas melhores condições. Nossos militares tem preparo intelectual e operacional para concretizar a montagem dessa estrutura e participar de uma missão dessa importância”.
Há dois anos o 9° BE Cmb recebeu a missão para possível montagem de uma ponte na BR-163, no Pará, conhecida pelas péssimas condições de estrada, alternando trechos de asfalto com outros de terra, e por conta das fortes chuvas na época, a situação ficou preocupante. Com intenso tráfego de carretas, a rodovia é de extrema importância para o escoamento das safras de soja e milho. Nessa operação de 2015, o objetivo seria antecipar a queda da estrutura e proporcionar o escoamento da produção na região de Santarém, o Batalhão manteve uma tropa no Destacamento Miritituba (PA), ficando em condições de lançar a ponte LSB, mas não foi necessário.
Já nesse caso, os militares irão montar a ponte, para restabelecer o trafego na BR 158, importante eixo de ligação do país para escoamento de safra. O efetivo ficará aproximadamente cinco meses no local, até a construção de uma nova ponte. A previsão inicial é que a primeira equipe fique por vinte dias, quando está programada uma troca de turno, com uma segunda turma já preparada para dar continuidade a missão.
Assinar:
Postagens (Atom)