domingo, 30 de abril de 2017

9 BE Cmb inaugura Ponte Logistic Support Bridge (LSB) sobre o Rio Preto, Abril 2017



A ponte LSB (Logistic Support Bridge) de 48,77 metros, de aço, foi montada por 58 militares do 9º Batalhão de Engenharia Civil de Combate de Aquidauana-MS e ficará por 6 meses até o Dnit construir a ponte definitiva.


3 Batalhão de Engenharia de Combate - Semana da Engenharia 2017











    Em comemoração ao Dia da Engenharia, o 3º BE Cmb realizou várias atividades de confraternização entre os militares da ativa e da reserva da Arma de Engenharia e também aqueles que serviram no Batalhão "Conrado Bittencourt".

   Durante os dias 10 a 12 de abril, foram realizados diversas atividades entre às companhias do Batalhão, sendo composto pelas provas de Corrida de Revezamento do Remo, Remo de Guerra e a Gincana Náutica.


    Após as diversas atividades, foi realizado um almoço festivo no PTG, entre os militares da ativa e da reserva.


     No dia 07 de abril, 32 militares do 3º BE Cmb estiveram no CPOR-PA participando da formatura alusiva ao Dia da Engenharia. 


  Parabéns aos integrantes da Arma Azul Turquesa! 
Missão Cumprida! Ao braço firme!

sábado, 29 de abril de 2017

Alunas e Alunos da Escola Preparatória de Cadetes visitam o 2 Batalhão de Engenharia de Combate

sexta-feira, 28 de abril de 2017

General de Exército Claudio Coscia Moura assume a Chefia do Departamento de Engenharia e Construcão

















Brasília (DF) – No dia 28 de abril, foi realizada a cerimônia de passagem de Chefia do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), no Forte Caxias, Quartel-General do Exército, em Brasília (DF). O General de Exército Oswaldo de Jesus Ferreira transmitiu o cargo ao General de Exército Claudio Coscia Moura, em solenidade presidida pelo General de Exército Eduardo Dias das Costa Villas Bôas, Comandante do Exército.

sábado, 22 de abril de 2017

Ponte Logistic Support Bridge (LSB) está sendo montada na Região de Confresa e Alo Brasil - Operação Rio Preto do 9 BE Cmb


Os militares do 9° Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão já se encontram entre a região de Alô Brasil e o município de Confresa, trecho da BR-158, a 1.160 km de Cuiabá, na região do Araguaia, e já deram início a montagem da ponte LSB, para restabelecer o tráfego. A rodovia é importante eixo de ligação do país para escoamento de safra.

O comandante da Operação Rio Preto, Capitão Kelvin, conversou com o JNE. “O primeiro passo foi fazer manutenção e melhoramento das instalações e nivelamento das margens do rio Preto. O terreno, embora compactado, não estava perfeitamente nivelado”, contou.

A previsão é que a ponte fique no local aproximadamente cinco meses no lugar da ponte de madeira, que cedeu no último dia 05 de abril. A estrutura já estava fragilizada com a cheia do rio e ficou totalmente comprometida depois que um caminhão passou pelo local, tendo como consequência a interdição do trecho.

Comboio – Um comboio com 21 viaturas e cerca de 50 militares – incluindo carretas bitrem e ambulância com médico, além de todo o aparato para atender o efetivo, saiu do 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão, no município de Aquidauana, rumo ao Mato Grosso no dia 15 de abril. 
Fonte: Aquidauana News.


sábado, 15 de abril de 2017

3 Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada comemora o Dia da Engenharia



Créditos da Foto: Jornal Folha da Cidade - Dom Pedrito, RS, Brasil.

9 Batalhão de Engenharia de Combate desloca comboio para montar Ponte Logistic Support Bridge (LSB) no município de Confresa, no Mato Grossso e divisa com o Estado do Pará - 15 Abril 2017



Às cinco horas da manhã deste sábado (15), um comboio com 21 viaturas e cerca de 50 militares – incluindo carretas bitrem e ambulância com médico, além de todo o aparato para atender o efetivo, saiu do 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão, no município de Aquidauana, rumo ao Mato Grosso, com a missão de montar uma ponte LSB em um rio que liga a região de Alô Brasil e o município de Confresa, na divisa com o Pará. Serão 1.600 km até o local, com previsão de quatro dias de viagem.


O objetivo da Operação, segundo o comandante do 9º BE Cmb, tenente-coronel Fábio Bogoni, é a montagem de uma ponte LSB (Logistic Support Bridge) no lugar onde uma ponte de madeira cedeu no último dia 05 de abril. A estrutura já estava fragilizada com a cheia do rio, e ficou totalmente comprometida depois que um caminhão passou pelo local, tendo como consequência a interdição de um trecho da BR-158, a 1.160 quilômetros de Cuiabá, na região do Araguaia, conforme informou o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte).

“O que nós fazemos em tempo de paz, é o que nós fazemos em tempo de guerra. A estrutura que montamos e preparamos para o cumprimento da missão na montagem dessa ponte, é uma estrutura de guerra. Por isso há necessidade de um preparo por parte do nosso efetivo, para que chegando ao local, a missão possa ser cumprida nas melhores condições. Nossos militares tem preparo intelectual  e operacional para concretizar a montagem dessa estrutura e participar de uma missão dessa importância”.

Há dois anos o 9° BE Cmb recebeu a missão para possível montagem de uma ponte na BR-163, no Pará, conhecida pelas péssimas condições de estrada, alternando trechos de asfalto com outros de terra, e por conta das fortes chuvas na época, a situação ficou preocupante. Com intenso tráfego de carretas, a rodovia é de extrema importância para o escoamento das safras de soja e milho. Nessa operação de 2015, o objetivo seria antecipar a queda da estrutura e proporcionar o escoamento da produção na região de Santarém, o Batalhão manteve uma tropa no Destacamento Miritituba (PA), ficando em condições de lançar a ponte LSB, mas não foi necessário.

Já nesse caso, os militares irão montar a ponte, para restabelecer o trafego na BR 158, importante eixo de ligação do país para escoamento de safra. O efetivo ficará aproximadamente cinco meses no local, até a construção de uma nova ponte. A previsão inicial é que a primeira equipe fique por vinte dias, quando está programada uma troca de turno, com uma segunda turma já preparada para dar continuidade a missão.