segunda-feira, 27 de junho de 2011

quarta-feira, 22 de junho de 2011

6th Engineer Battalion Combat Team, located in San Gabriel, State of Rio Grande do Sul is a Brazilian reference in qualifying Pontoneiros soldiers

6th Engineer Battalion Combat Team, located in San Gabriel, State of Rio Grande do Sul is a Brazilian reference in qualifying Pontoneiros soldiers. Unit model and distinct school of Combat Engineering is equipped with the latest equipment for implementation of loopholes and waterways. Site: www.6becmb.eb.mil.br

15º Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti

Bailey Bridge Transport


Pneumatic Boat Operation


O 15º Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti realizou o Estágio Básico de Operações de Paz (EBOP).

Trânsito na BR-381 é interditado para transporte de viga de Ponte


Deve chegar nesta quarta-feira (22) à Sabará a primeira peça da nova estrutura da ponte sobre o Rio das Velhas. A viga tem 42 metros. Somada o tamanho da carreta, atinge o comprimento total de 53 metros. A largura é de 3,6 metros e a peça pesa 43 toneladas.


As vigas estão sendo fabricadas na Usiminas Mecânica, em Ipatinga, no Vale do Aço. O vão central da ponte sobre Rio das Velhas rompeu na altura do km 455 da BR-381, no dia 21 de abril. Ao todo, a siderúrgica está produzindo 15 vigas de aço, sendo que a última deve ser transportada até o final de agosto.

domingo, 19 de junho de 2011

Pontes Logistic Support Bridge (LSB) sobre o Rio das Velhas na BR 381 operadas pela Engenharia de Combate do Exército Brasileiro

Brazilian Army Combat Engineers - Logistic Support Bridge (LSB)
- Operation in Sabara

Brazilian Army Combat Engineers - Logistic Support Bridge (LSB)
- Operation in Sabara

Brazilian Army Combat Engineers - Logistic Support Bridge (LSB)
- Operation in Sabara

Brazilian Army Combat Engineers - Logistic Support Bridge (LSB)
- Operation in Sabara

Brazilian Army Combat Engineers - Logistic Support Bridge (LSB)
- Operation in Sabara

Brazilian Army Combat Engineers - Logistic Support Bridge (LSB)
- Operation in Sabara

Brazilian Army Combat Engineers - Logistic Support Bridge (LSB)
- Operation in Sabara

Brazilian Army Combat Engineers - Logistic Support Bridge (LSB)
- Operation in Sabara

Brazilian Combat Engineers - Pontes provisórias Logistic Support Bridge (LSB) da Engenharia do Exército Brasileiro na BR 381 em Sabará serão liberadas

Pontoneiros do Exército Brasileiro montam as estruturas
das pontes Logistic Support Bridge (LSB) em tempo recorde


Após o colapso da ponte sobre o Rio das Velhas na BR-381, em Sabará, na região metropolitana da capital, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) entregou ontem a estrutura provisória. O órgão federal prometeu liberar, amanhã, o tráfego para os cerca de 50 mil veículos que passam diariamente pelo trecho.

As pontes Logistic Support Bridge (LSB) pertencentes a unidades de Engenharia de Combate do Exército Brasileiro montaram e deslocaram as estruturas em tempo recorde, sendo destaque o fato em todo o mundo.

De acordo com o Dnit, a ponte definitiva ficará pronta em aproximadamente cinco meses. O investimento previsto para a obra é de R$ 30 milhões.

A nova estrutura deverá aliviar o trânsito nas ruas do município de Santa Luzia, também na região metropolitana, onde a maioria dos veículos utilizava como alternativa de acesso.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Brazilian Army Combat Engineers - Velhas River Bridge Operation in BR 381

The second type of temporary bridge Logistic Support Bridge (LSB) on the Rio das Velhas was completed on Thursday (16) in BR-381, in Sabara, in the Metropolitan Region of Belo Horizonte. According to a spokesperson of the National Department of Transport Infrastructure (DNIT), vehicle traffic will be released on Saturday (18). On April 20, the passage was closed after part of the previous construction to have a sink, causing cracks up to ten centimeters. The bridge was over 50 years.

About 130 military "Pontoneiros Engineering Army Combat" worked on the installation of bridges and were used 12 trucks, three bulldozers, two cranes, two buses and over 100 tons of equipment.

The Federal Highway Police (PRF) will control the traffic and will make DNIT signaling, marking and lighting of bridges. The Army will keep on-site staff to carry out maintenance of the structure of bridges and security of military equipment.

According to the Army, released after the passage for vehicles, drivers should be careful. A single vehicle can pass at a time on the structure. In addition, the speed should be continuous between 20 and 30 km / h without braking power on the building.

Ingegneri dell' Esercito Brasiliano - Operazione Ponti Fiume Das Velhas in BR 381

Il secondo tipo di supporto temporaneo ponte logistico (LSB) sul Fiume Das Velhas è stata completata il Giovedi (16) in BR-381, nel Sabara, nella regione metropolitana di Belo Horizonte. Secondo un portavoce del Dipartimento Nazionale dei Trasporti Infrastrutture (DNIT), il traffico dei veicoli sarà pubblicato il Sabato (18). Il 20 aprile, il passaggio è stato chiuso dopo che una parte della costruzione precedente, di avere un lavandino, causando incrinature fino a dieci centimetri. Il ponte è stato oltre 50 anni.

Circa 130 militari "Pontieri dell' Esercito Brasiliano" ha lavorato per l'installazione di ponti e sono stati utilizzati 12 camion, tre bulldozer, due gru, due autobus e più di 100 tonnellate di materiale.

La Polizia Stradale Federale (PRF) controllerà il traffico e farà segnalazione DNIT, la marcatura e l'illuminazione dei ponti. L'Esercito non mancherà di tenere sul posto il personale di effettuare la manutenzione della struttura di ponti e di sicurezza delle attrezzature militari.

Secondo l'Esercito, rilasciato dopo il passaggio per i veicoli, i conducenti devono stare attenti. Un solo veicolo può passare in un momento sulla struttura. Inoltre, la velocità dovrebbe essere continuo tra 20 e 30 km / h senza potenza frenante sulla costruzione.

Brazilian Army Combat Engineers - Rio das Velhas Bridge Operation in BR 381

A segunda ponte provisória do tipo Logistic Support Bridge (LSB) sobre o Rio das Velhas ficou pronta nesta quinta-feira (16) na BR-381, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a assessoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o tráfego de veículos vai ser liberado no sábado (18). No dia 20 de abril, o trecho foi interditado após parte da construção anterior ter um afundamento, provocando rachaduras de até dez centímetros. A ponte tinha mais de 50 anos.

Cerca de 130 militares "Pontoneiros da Engenharia de Combate do Exército" trabalharam na instalação das pontes e foram utilizadas 12 carretas, três tratores, dois guindastes, dois ônibus e mais de 100 toneladas de equipamentos.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai controlar o trânsito e o Dnit vai fazer a sinalização, a iluminação e o balizamento das pontes. O Exército vai manter uma equipe no local para a realização de trabalhos de manutenção da estrutura das pontes e de segurança do material militar.

De acordo com o Exército, depois de liberada a passagem para veículos, os motoristas deverão ter cuidado. Um único veículo poderá passar por vez sobre a estrutura. Além disso, a velocidade contínua deve ficar entre 20 e 30 km/h sem poder frear sobre a construção.

Engenharia do Exército Brasileiro conclui as duas pontes provisórias do tipo Logistic Support Bridge (LSB) sobre o Rio das Velhas na BR 381

A segunda ponte provisória do tipo Logistic Support Bridge (LSB) sobre o Rio das Velhas ficou pronta nesta quinta-feira (16) na BR-381, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a assessoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o tráfego de veículos vai ser liberado no sábado (18). No dia 20 de abril, o trecho foi interditado após parte da construção anterior ter um afundamento, provocando rachaduras de até dez centímetros. A ponte tinha mais de 50 anos.

Cerca de 130 militares "Pontoneiros da Engenharia de Combate do Exército" trabalharam na instalação das pontes e foram utilizadas 12 carretas, três tratores, dois guindastes, dois ônibus e mais de 100 toneladas de equipamentos.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai controlar o trânsito e o Dnit vai fazer a sinalização, a iluminação e o balizamento das pontes. O Exército vai manter uma equipe no local para a realização de trabalhos de manutenção da estrutura das pontes e de segurança do material militar.

De acordo com o Exército, depois de liberada a passagem para veículos, os motoristas deverão ter cuidado. Um único veículo poderá passar por vez sobre a estrutura. Além disso, a velocidade contínua deve ficar entre 20 e 30 km/h sem poder frear sobre a construção.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Engenharia do Exercito Brasileiro inicia construcao da segunda ponte Logistic Support Bridge (LSB) sobre o Rio das Velhas, na BR 381 em Minas Gerais



Em 12 de junho, integrantes do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, sediado em Porto União-SC, iniciaram a construcao da segunda ponte Logistic Support Bridge (LSB) sobre o Rio das Velhas, na BR-381.



A primeira ponte LSB foi montada pelo Batalhao Escola de Engenharia, do Rio de Janeiro.



A liberação da rodovia no local deverá acontecer de forma simultânea com as duas pontes de forma que, tanto os veículos que chegam a Belo Horizonte, quanto os que deixam a Capital Mineira, possam trafegar ao mesmo tempo.


As pontes metálicas restabelecerão o tráfego de veículos naquele trecho, interrompido desde o dia 20 de abril, quando a ponte local teve que ser demolida.

Brazilian Army Engineers - Operação Passo do Socorro

Estou lendo o Livro Operação Passo do Socorro (Rio Pelotas, 1965).


A mais complexa e maior Operação de Transposição de Curso de Água da História da Engenharia Militar Brasileira.


Autor - General de Brigada Tibério Kimmel de Macedo (Turma de Engenharia da AMAN de 1953).


Impressão: VS Digital (www.vsdigital.com.br)


Fone: (51) 3235-7777


Porto Alegre (2011)


Comentário: Finalmente temos excelentes Pontoneiros como o General Tibério Kimmel de Macedo que escreveu este maravilhoso livro.

Brazilian Army Engineers - Pontoneiros do Exército Brasileiro concluem primeira Ponte Logistic Support Bridge (LSB) sobre o Rio das Velhas na BR 381

Uma Ponte Logistic Support Bridge (LSB), sobre o Rio das Velhas na BR-381 foi concluída pelos Pontoneiros do Exército Brasileiro neste domingo (12). O tráfego de veículos será liberado após o término da construção da segunda ponte. No dia 20 de abril, o trecho foi interditado após parte da construção anterior ter um afundamento, provocando rachaduras de até dez centímetros. A ponte tinha mais de 50 anos.

Sessenta homens do Exército trabalharam na construção da ponte. A previsão é que o tráfego de veículos seja liberado na próxima semana.

Pontoneiros do Exército Brasileiro são referência mundial na Operação do Sistema de Ponte LSB - Equipamento mais moderno do mundo em sua categoria

Ponte LSB - Em Brasília/DF apresentada à população brasileira



Ponte LSB - Grande capacidade e mais moderna do mundo
em sua categoria (Logistic Bridges)



Ponte LSB - Equipamentos de grande capacidade
e versáteis



Ponte LSB - Pontoneiros do Exército Brasileiro
mobilidade e adestramento contínuo




Os Pontoneiros do Exército Brasileiro operam o Sistema de Ponte Logística, Mabey Logistic Support Bridge (LSB), considerada a ponte mais moderna do mundo em sua categoria.

A Ponte LSB é uma ponte com elevada capacidade e é a ponte logística do Exército dos Estados Unidos da América (US Corps of Engineers) e também do Exército Britânico (Royal Engineers). De concepção avançada, modular e versátil adequa-se muito bem para o emprego em situações de combate e de Defesa Civil. O Sistema LSB já foi testado em combate no Iraque.

O recente emprego de Pontes LSB no Rio das Velhas, Sabará, Minas Gerais, destaca a situação do Exército Brasileiro como ponta de linha e referência na operação de pontes logísticas em todo o mundo.

Brazilian Army Combat Engineers - Bridge Operation in Rio das Velhas, Sabara, Minas Gerais, Brazil


"Pontoneiros de Engenharia: Ao Braço Firme !"







Em 4 de junho, sessenta e quatro Pontoneiros do Batalhão Escola de Engenharia, com sede no Rio de Janeiro, chegaram à Belo Horizonte, para iniciarem os trabalhos de instalação, em caráter emergencial e temporário, de uma ponte metálica sobre o Rio das Velhas, na BR-381.

Nove caminhões do Suporte Logístico da Ponte Logistic Support Bridge (LSB) transportaram mais de oitenta toneladas de equipamento que, após montada a ponte possibilitará restabelecer o tráfego de veículos no trecho interditado.

Com capacidade de suportar a travessia de veículos de até 60 toneladas, a instalação da ponte ajudará a minimizar os transtornos causados à população local, desde a interdição da rodovia, em 20 de abril.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Ponte que sera construida no Rio das Velhas pelos Engenheiros do Exercito e do Modelo Logistic Support Bridge (LSB)




As pontes que serao utilizadas na transposicao do Rio das Velhas, em Sabara, Minas Gerais, Brasil sao do Modelo Logistic Support Bridge (LSB) e sao operadas por Pontoneiros da Engenharia do Exercito Brasileiro.





Este modelo e fabricado pela Empresa Inglesa Mabey Bridge (Mabey Engineers) e fazem parte de um lote inicial de oito pontes militares LSB estrategicamente posicionadas no territorio nacional. Cada ponte possue 2oo pes ou o equivalente a 61,0 metros de vao nominal.





A primeira ponte LSB montada no Brasil foi construida nas Comemoracoes do Dia do Soldado em 2010 em Brasilia pelos Pontoneiros. Posteriormente, no Dia 07 de Setembro de 2010, a ponte foi apresentada a populacao brasileira, com sua capacidade maxima, no Desfile da Independencia em Brasilia.





Posteriormente, a 23 Companhia de Engenharia de Combate localizada em Ipameri / GO, empregou em missao real uma ponte numa rodovia.




Para conhecer mais sobre a Ponte LSB leia: Aquisicao e Posionamento Estrategico de Pontes para Emprego em Situacoes de Defesa Civil, no http://www.books.google.com/




domingo, 5 de junho de 2011

Brazilian Army Combat Engineers Bridge Operation - Ponte no Rio das Velhas

Logistic Support Bridge (LSB)


Sessenta e quatro militares do Batalhão Escola de Engenharia do Exército deram início, neste domingo (5), aos trabalhos para a construção de uma das pontes metálicas que será colocada provisoriamente para a travessia de veículos sobre o Rio das Velhas, na BR-381, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Foi montado o canteiro e de obras e iniciado o nivelamento das margens.

A equipe, vinda do Rio de Janeiro, chegou à capital no sábado (4) à noite com equipamentos de Suporte Logistico da Ponte LSB, transportados em nove caminhões.



De acordo com o capitão Hermes Faiolo, os militares começam, na segunda-feira (6), a montagem da estrutura. A previsão é de que ela seja finalizada entre sete a dez dias. Os trabalhos serão realizados de 7h30 da manhã até o início da noite para garantir a agilidade do serviço. “Se não houver nenhum imprevisto, como chuva ou alguma irregularidade na construção da cabeceira feita pelo Dnit, devemos terminar esta parte em sete dias”, disse o militar.





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Brazilian Army Combat Engineers Bridge Operation in Sabara - Rio das Velhas


Começará a ser montada a ponte provisória de metal sobre o Rio das Velhas, no km 454 da BR-381, divisa de Belo Horizonte e Sabará – em substituição à estrutura interditada em 20 de abril e já derrubada. Nesse sábado, por volta das 21:30h, nove caminhões do Batalhão Escola de Engenharia do Exército, no Bairro Santa Cruz, Rio de Janeiro chegaram para a montagem da ponte. Desses nove caminhões, cinco vieram transportando material, dois trazendo as tropas e os outros dois os guindastes.

sábado, 4 de junho de 2011

Brazilian Army Combat Engineers Bridge Operation in Sabara

Começa neste domingo (05/06) a montagem de duas pontes metálicas (uma para cada sentido de tráfego) sobre o rio das Velhas no km 455 da BR-381, em Sabará. Desde o dia primeiro de maio a empresa contratada para a obra emergencial trabalhava na construção da base em concreto para sustentação das estruturas provisórias e na pavimentação dos acessos, ao lado da antiga ponte.


A montagem será realizada pelos Pontoneiros da Engenharia de Combate do Exército Brasileiro.

Exercito Brasileiro recupera Ponte de Pedra em Cachoeira do Sul




O prefeito de Cachoeira do Sul visitou na tarde desta quinta-feira (2) as obras de recuperação da Ponte da Pedra, na localidade de Forqueta.

O trabalho está sendo executado por militares da Engenharia do Exercito. Segundo o sargento Rauber, há três semanas a equipe sob sua coordenação, trabalha em reforçar a estrutura da parte da ponte que desmoronou. Isto só foi possível após ter sido feito o desvio do Rio Botucaraí. “Estamos empenhados nesta tarefa contando com as boas condições climáticas, mas não temos prazo para finalizá-la”, salientou o sargento. O projeto de recuperação foi desenvolvido pelo Departamento de Engenharia e Construcao do Exército Brasileiro.

O Exército começa nesta sexta-feira a montagem da primeira ponte metálica que será instalada sobre o Rio das Velhas, na BR-381

O Exército começa nesta sexta-feira a montagem da primeira ponte metálica que será instalada sobre o Rio das Velhas, na BR-381, em Sabará, na Grande BH, para receber parte dos veículos que trafegam pela região enquanto é construída a definitiva, em concreto.

A peça está vindo do Rio de Janeiro, e a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em duas semanas. Enquanto é preparada a liberação, outra ponte deve chegar do Rio Grande do Sul, com estimativa de que fique pronta até o fim de junho.

Paralelamente, a empreiteira contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) termina a fase inicial de obras da construção da travessia em cimento. De acordo com o cronograma, neste mês seriam colocadas as 18 estacas que servirão de base para a estrutura.