terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ponte Logistic Support Bridge na Esplanada dos Ministérios


Dia 31 de agosto de 2010, a Ponte Logistic Support Bridge já composta de suas vinte seções de 1o pés cada, 60 metros, Tripla-Simples-Reforçada tendo ao fundo o Congresso Nacional. Amanhã será o dia das duas rampas. Prestigiamos hoje o trabalho dos Pontoneiros do Rio Grande do Sul. Um fato histórico.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Construção da Ponte Logistic Support Bridge na Esplanada dos Ministérios


Suporte Logístico da Ponte Logistic Support Bridge

Uma visão diferente do Congresso Nacional - sob o "olhar" da Ponte LSB

Integrantes do DEC prestigiando o evento histórico no Brasil


No dia 30 de setembro de 2010, às 04:00 da manhã, iniciaram os trabalhos de construção de uma equipagem completa da Ponte Logistic Support Bridge (LSB) na Esplanada dos Ministérios em Brasília, Distrito Federal. Trata-se de 60 metros de ponte, Tripla-Simples-Reforçada, com capacidade para 80 toneladas. Evento histórico, primeira vez realizado no Brasil. O material destina-se ao emprego em calamidades públicas, em apoio à Defesa Civil.

O forte sol e a baixa umidade do ar de Brasília não intimidaram os Pontoneiros da Engenharia do Exército Brasileiro. Mas o sol é desgastante. Aos poucos, o grande peso do material associado aos fatores climáticos desgasta a tropa. No primeiro dia - muita vibração para realizar o feito histórico: a maior Ponte Logística Fixa construída em solo brasileiro.

O canteiro de trabalho foi montado logo pela manhã. Muito trabalho e muito material. Aproximadamente 170 toneladas de aço. No resto da manhã e até às 17:00 horas os Pontoneiros haviam construído 06 (seis) seções de ponte.
Desde sábado à noite o Capitão Porto (3º BECmb) integrou-se a equipe já formada pelos Tenentes Vasconcelos, Marcelo e Henrique.
Os integrantes do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), Coronel Arruda, Coronel Boaventura, Coronel De Paula e o Tenente-Coronel Paoli compareceram ao local para prestigiar o trabalho dos Pontoneiros.

O Congresso Nacional pode ser visto de outro ângulo: o ângulo dos Engenheiros - sob o sol, uma Ponte LSB em construção. Ficará na memória do Brasil !!!

sábado, 28 de agosto de 2010

Canteiro da Ponte Logistic Support Bridge em Brasília


Os integrantes da 23ª Companhia de Engenharia de Combate (Ipameri/GO), do 3º Batalhão de Engenharia de Combate (Cachoeira do Sul/RS) e do Batalhão Escola de Engenharia (Rio de Janeiro/RJ) estão se preparando para realizar um dos maiores eventos da Engenharia Militar Brasileira em termos de Operações de Pontagem: a montagem da maior configuração da Ponte Logistic Support Bridge.


O canteiro de trabalho da ponte LSB, para uma equipagem inteira, isto é uma Ponte Tripla-Simples-Reforçada de 60 metros de comprimento (200 pés). Tal evento transformará o setor central da Esplanada dos Ministérios num grande canteiro de trabalho com todo o tipo de equipamento: carregadeira sobre rodas, guindastes "Munck", caminhões prancha, caminhões bitrem, conteineres para material, sinalização e equipamentos de segurança.


A Ponte Logistic Support Bridge é a ponte logística dos Estados Unidos da América e do Reino Unido. Agora também será a principal ponte logística do Exército Brasileiro, sendo a equipagem com maior capacidade de carga. O enorme canteiro levará para a área central de Brasília cerca de 170 toneladas de material de ponte que serão corretamente distribuídos no terreno. Este material é indispensável para a construção da ponte em questão.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Equipe do 3º Batalhão de Engenharia de Combate montará a maior configuração da Ponte Logistic Support Bridge para o Dia da Pátria em Brasília


Presidente da República conheceu a Ponte LSB coordenada pelos militares gaúchos de Cachoeira do Sul / RS




Militares gaúchos montando uma Ponte Compact 200 em Altinho




Experiente Pelotão de Operações Especias em Pontagem no NE do Brasil


Um equipe especial para uma missão especial.

O Pelotão de Operações Especiais do 3º BECmb (de Cahoeira do Sul/RS) realizará a montagem da maior e melhor configuração da Ponte Logistic Support Bridge, em Brasília, Distrito Federal. Durante os dias 26 e 27 de agosto, os militares gaúchos viajaram com destino ao centro do País, onde montarão, a partir do dia 30 de agosto de 2010, o maior canteiro de ponte já imaginado na Capital Federal, particularmente na Esplanada dos Ministérios.
A Ponte LSB e seus Equipamentos de Suporte Logístico serão o ponto de destaque no Desfile de Sete de Setembro. A mesma ficará localizada exatamente em frente à Tribuna Presidencial.
O Comandante do Pelotão de Engenharia de Operações Especias, o Tenente Vasconcelos, formando uma equipe precursora, já se encontra na capital do País realizando os reconhecimentos e os contatos necessários.
Durante a semana que passou, o grupo do Tenente Vasconcelos coordenou a Primeira Montagem da Ponte LSB em território brasileiro. A equipe foi a mesma que montou uma ponte Compact 200, na localidade de Altinho.

O Presidente da República prestigiou a Ponte LSB que foi montada com a coordenação dos militares gaúchos.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Desmontagem da Primeira Ponte Logistic Support Bridge em Brasília


Primeira Montagem da Ponte LSB em Brasília


Presidente da República do Brasil conhece a Ponte LSB



Desmontagem e Carregamento da Ponte LSB

No dia 25 de agosto, pela tarde e no dia 26 de agosto de 2010, pela manhã, coordenados pelo Tenente Marcelo (3º BECmb) integrantes da 23ª Companhia de Engenharia de Combate (Ipameri/GO), do Batalhão Escola de Engenharia (Rio de Janeiro/RJ) e do 3º Batalhão de Engenharia de Combate (Cachoeira do Sul/RS) realizaram a desmontagem da primeira Ponte Logistic Support Bridge que chegou ao Porto do Rio de Janeiro no último mês.


Pela primeira vez montada no Brasil, a Ponte LSB foi conhecida pelo Senhor Presidente da República, em 25 de agosto, Dia do Soldado. No dia 30 de agosto, a equipagem de Ponte LSB será deslocada para a Esplanada dos Ministérios, onde será montada num vão de 60 metros, tipo tripla-simples-reforçada, maior e melhor configuração para este tipo de ponte. Nesta montagem a equipagem terá a capacidade de suportar 80 toneladas.


A Equipagem de Ponte LSB fará parte das comemorações do Dia da Pátria no Distrito Federal, podendo ser vista pela população brasileira.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dia do Soldado em Brasília - Ponte Logistic Support Bridge é apresentada ao Presidente Lula



O Presidente Lula, o Ministro da Defesa, o Comandante do Exército e demais autoridades participam da comemoração do Dia do Soldado no Quartel-General do Exército, em Brasília. Na ocasião, o ministro Jobim mostrou ao presidente Lula duas seções e duas rampas da ponte modelo "Logistic Support Bridge" (LSB), adquiridas pelo Exército Brasileiro e montadas, na última segunda-feira (20), em frente ao Quartel do Exército, pela 23ª Companhia de Engenharia de Combate.


Pela primeira vez as pontes de painéis metálicos modelo LSB foram construídas no Brasil. Ao todo, serão oito módulos de pontes LSB que serão estrategicamente posicionadas no território nacional. A finalidade é restabelecer o tráfego nas rodovias em casos de calamidades, a exemplo do ocorrido na região Nordeste, no mês de junho deste ano.

Cada módulo de Ponte LSB possui um comprimento de 60 metros, com capacidade de 80 toneladas, e faz parte do esforço nacional para reequipamento e modernização do Exército Brasileiro

Presidente da República conhece a Ponte Logistic Support Bridge (LSB)



Presidente da República conhece a Ponte LSB





Presidente da República conhece o Suporte Logístico da Ponte LSB


No Dia do Soldado, dia 25 de agosto de 2010, em Brasília/DF, o Presidente da República acopanhado do Ministro da Defesa, Comandante do Exército e autoridades da República, conheceu a Ponte Logistic Support Bridge, pela primeira vez montada no Brasil, que destina-se a atender situações de calamidade em apoio à Defesa Civil.

p

terça-feira, 24 de agosto de 2010

6º Batalhão de Engenharia de Combate - São Gabriel - Rio Grande do Sul


São Gabriel (RS) - O “Batalhão Tenente-Coronel José Carlos de Carvalho” participou, no período de 15 a 27 de julho, dos exercícios coordenados pelo Comando da 6ª Divisão de Exército, na região do Campo de Instrução de Santa Maria (CISM) e Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB). Foram desenvolvidas duas atividades: o Sistema de Simulação de Brigada (SISTAB), “Jogo de Guerra” por sistema de tecnologia da informação, e a Operação Jacuí IV, exercício de adestramento avançado no terreno com emprego das tropas da 6ª DE. O Batalhão construiu um desvio na RS 640 para passagem das tropas das 3ª e 6ª Divisões de Exército

Inscrições para o 15º Contingente da Companhia de Engenharia Haiti


No período de 1º a 30 de setembro de 2010, na intranet do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), estarão abertas as inscrições para voluntários ao 15º Contingente da Companhia de Engenharia Haiti (que embarcará no 2º semestre de 2011).


1. Requisitos básicos
a. A OM dos militares voluntários deverá remeter ao DEC os documentos constantes da inscrição (Ofício, Ficha Individual, Perfil Reduzido, Ficha Disciplinar, Ficha de Dados Pessoais e Ficha de Habilidades) dentro do período previsto. Os voluntários deverão ter o concorde de seu Comandante de OM.


b. Os voluntários deverão estar dentro dos seguintes universos:


1) Militares da Arma de Engenharia.

2) ST/Sgt da Arma de Comunicações.

3) ST/Sgt do Serviço de Intendência (com experiência em rancho).

4) ST/Sgt do Quadro de Material Bélico (mecânico de armamento e mecânico auto).

5) ST/Sgt do Serviço de Saúde.

6) Sgt QE (operador Eqp Eng, pedreiro, eletrecista predial, bombeiro hidráulico e armador).

7) Taifeiros.

8) Cb/Sd (turmas de 2006 a 2009).


2. Terão prioridade para pré-seleção
Militares que ainda não participaram de missão de paz.Militares habilitados (ou que sejam fluentes) nos idiomas francês e/ou inglês.Militares dos Comandos Militares do Leste, do Planalto e da Amazônia.

3. Atenção: a missão é apenas para militares do Exército e o acesso ao endereço eletrônico do cadastramento é feito pela EbNet (rede interna do Exército Brasileiro).

Exército Brasileiro adquire pontes de painéis metálicos



Nos dias 19 e 20 de agosto, a 23ª Companhia de Engenharia de Combate, sediada em Ipameri (Goiás), montou, em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, duas seções e duas rampas da ponte modelo "Logistic Support Bridge" (LSB), que foram adquiridas pelo Exército Brasileiro, por intermédio do Departamento de Engenharia e Construção, com créditos destacados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A aquisição consiste em oito módulos de pontes LSB, e os meios logísticos de suporte, que estão sendo estrategicamente posicionadas no território nacional, com a finalidade de restabelecer o tráfego nas rodovias em casos de calamidades, como ocorrido na Região Nordeste no mês de junho.

Cada módulo de Ponte LSB possui um comprimento de 60 metros, com capacidade de 80 toneladas, e faz parte do esforço nacional para reequipamento e modernização do Exército Brasileiro.

Queda de Ponte na China


sábado, 21 de agosto de 2010

Logistic Support Bridge - Uma Ponte Logística no Brasil


Ponte Compact 200 sendo empregada na Região Nordeste do Brasil



Ponte LSB Mabey Flutuante sendo empregada pelo EUA no Iraque



Exemplo do Suporte Logístico do Exército Brasileiro da Ponte LSB



Para falarmos de pontes militares, temos que entender os seguintes conceitos. As pontes militares em uso no mundo podem ser classificadas em três grandes categorias: as pontes táticas, as pontes de apoio e as pontes logísticas.

As pontes logísticas em uso no Exército Brasileiro são a consagrada Ponte Bailey, a Ponte Compact 200 e agora a Ponte Logistic Support Bridge. Este tipo de ponte apresenta como característica principal sua grande capacidade de carga ou Classe Militar.

As Pontes Bailey ficaram consagradas durante a Segunda Guerra Mundial e foram fabricadas em aço por diversos fabricantes sob licença. A Ponte Compact 200, com capacidade maior, são pontes galvanizadas e que surgiram para atender a demanda crescente de destruição de pontes na Região da Bosnia.

A Logistic Support Bridge (LSB) é um grande aperfeiçoamento da Ponte Compact 200, pois é fabricada pelo mesmo fabricante - Mabey Engineers - na Inglaterra. É uma ponte de aço galvanizado de grande capacidade. As equipagens adquiridas pelo Exército Brasileiro atendem a carga de 80 toneladas, para um vão de 60 metros (200 pés), sendo a ponte reforçada. A aquisição procurou atender a demanda das quedas de pontes durante as situações de Defesa Civil e calamidades públicas.

A Logistic Support Bridge do Exército Brasileiro possui um excelente Suporte Logístico composto por viaturas bitrem, viaturas prancha baixa, trator de esteira, caregadeira sobre rodas, guindastes "Munck", caminhão basculante, grupos de iluminação, sistemas de sinalização e segurança, conteineres e outros dispositivos de apoio. O Brasil destaca-se no cenário sul-americano ao adquirir oito equipagens com a respectiva capacidade logística de transporte do material.

O Exército Brasileiro também possui, como ponte logística, pontes flutuantes que podem transpor cursos de água tais como a Equipagem Bailey Uniflote. A equipagem em questão permite a construção de Pontes Bailey sobre uniflotes (grandes caixões flutuantes retangulares de aço que servem como infraestrutura da ponte) e também permite a construção de Pontes ou Portadas Fita (utilizando-se apenas os uniflotes com suporte flutuante).

A Logistic Support Bridge, em outros exércitos, tais como o dos Estados Unidos foi empregada como ponte flutuante utilizando sistemas semelhantes aos uniflotes como suporte flutuante. Foi o que os norte-americanos empregaram em Tigris, no Iraque:

"...ZUBAYDIYAH Iraq - The 1437th MRBC (Multi-Role Bridge Company) of Sault Ste. Marie, MI, working jointly with the First Marine Expeditionary Force Engineer Group and the Naval Mobile Construction Battalion 7 (Seabees) have successfully completed one of the biggest projects of its' kind since World War II. The 1437th lent their experience and equipment in floating bridge building to construct a 762 foot Mabey-Johnson bridge across the Tigris River at Zubaydiyah. This is the longest floating span ever to be built in Iraq by military engineers. The Mabey-Johnson bridge is a new type of bridge used by the US forces. To assist with technical information, a representative of the Mabey & Johnson Ltd Company of England was onsite throughout the build. Along with the 1437th MRBC, Marine Engineer Group, and Seabees; the project was assisted by a Diving Section, Naval Mobile Construction Battalion 133, Naval Construction Support Team 2, Amphibious construction Battalion 1 and Amphibious Construction Battalion 2..."

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

MILITARY BRIDGING OPERATIONS: Logistic Support Bridge built for the first time i...

MILITARY BRIDGING OPERATIONS: Logistic Support Bridge built for the first time i...: "Logistic Support Bridge built for the first time in Brazil Brasília, 20 August, 2010"

Logistic Support Bridge built for the first time in Brazil




Logistic Support Bridge built for the first time in Brazil

Brasília, 20 August, 2010




Primeira Ponte Logistic Support Bridge é construída pela Primeira Vez no Brasil em Brasília




Primeira Ponte Logistic Support Bridge é construída pela Primeira Vez no Brasil em Brasília



No dia 20 de agosto de 2010, pela manhã, das 08:00 às 12:00 horas a construção da Ponte LSB teve a sua segunda seção de painéis Tripla-Simples Reforçada colocada (TSR). O detalhe mais importante da construção foi o posicionamento do suporte do berço de 2ª margem. Aparentemente, parecia ser uma situação simples, mas a distancia centro a centro dos três painéis é 9,5 e 8,5 centímetros, o que exige que a placa suporte do berço tenha uma posição de entrada correta. Este detalhe é muito importante !!


Durante a parte da tarde, continuaram os trabalhos para a construção das duas rampas da Ponte LSB. Exatamente às 17:00 horas a Ponte LSB TSR com duas seções e duas rampas foi concluída com êxito. Trabalho em conjunto executado pelo 3º Batalhão de Engenharia de Combate, Batalhão Escola de Engenharia e 23ª Companhia de Engenharia de Combate. Os trabalhos foram chefiados pelo 1º Tenente Vasconcelos (3º BECmb), especialista em pontes de painéis e os trabalhos foram acompanhados diretamente pelo Comandante da 23ª Cia E Cmb, o grande amigo, Maj Edurado Henrique da Silva Bastos. O Tenente Coronel Paulo Cesar de Paoli acompanhou a parte técnica. Missão Cumprida. Ao Braço Firme !!


"Todos aqueles que ultrapassam uma ponte acompanhados de Pontoneiros tem os seus desejos atendidos".







quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Primeira Ponte Logistic Support Bridge (LSB) começa a ser construída no Quartel General do Exército em Brasília para as comemorações do Dia do Soldado





Hoje, dia 19 de agosto de 2010, às 13:30 horas, na frente do Quartel General do Exército, em Brasília, Distrito Federal, Brasil, começou a ser montada a primeira Ponte Logistic Support Bridge (LSB) que o Exército Brasileiro recebeu. O batismo de fogo da ponte.

Proveniente do Rio de Janeiro e transportada pelo comboio de Suporte Logístico da Ponte da 23ª Companhia de Engenharia de Combate (Ipameri/GO) e por elementos do Batalhão Escola de Engenharia (Rio de Janeiro/RJ) os componentes da ponte começaram a ser descarregados. Durante toda a tarde, militares da 23ª Cia E Cmb descarregaram a ponte coordenados pelos experientes elementos do 3º Batalhão de Engenharia de Combate (Cachoeira do Sul/RS), que chegaram a Brasília para apoiar a Operação LSB Brasília.

O comboio durante seus deslocamentos em Brasília foi escoltado pelo Batalhão de Polícia do Exército de Brasília e apoiado por diversas organizações militares. Por volta das 17:00 horas se formou na frente do QGEx a estrutura básica da primeira seção da ponte Tripla-Simples-Reforçada. Às 18:30 horas os trabalhos foram interrompidos por falta de luminosidade e, no dia 20, deverão iniciar logo no início da manhã.

A ponte está sendo montada pela primeira vez para que no dia 25 de agosto de 2010, pela manhã, Dia do Soldado, participe da formatura que será realizada no local com a presença de altas autoridades e possa ser visitada.

A ponte será formada por duas seções e por duas rampas simbolizando a entrega formal da ponte ao Exército Brasileiro. Uma data magna. Posteriormente, na Semana da Pátria, uma equipagem de ponte completa, composta de 60 metros, será montada na Esplanada dos Ministérios e poderá ser visitada durante o Desfile de Sete de Setembro. Ao mesmo tempo que o Sistema de Ponte LSB é mostrado a população, os engenheiros se adestram numa Operação de Mobilização, Deslocamento Estratégico, Montagem e Desmontagem de Ponte. Ao Braço Firme !

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Comboio da ponte LSB - Logistic Support Bridge - chega a Brasília


Em 17 de agosto de 2010, um comboio proveniente da cidade do Rio de Janeiro chegou a Capital Federal transportando a primeira equipagem de Ponte Logistic Support Bridge adquirida pelo Exército Brasileiro - DEC - DNIT.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

6º Batalhão de Engenharia de Combate emprega material de pontes


O 6º Batalhão de Engenharia de Combate “Batalhão Ten Cel José Carlos de Carvalho” participou, no período de 15 a 27 julho, dos exercícios coordenados pelo Comando da 6ª Divisão de Exército, na região do Campo de Instrução de Santa Maria (CISM) e Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB).

Foram desenvolvidas duas atividades: O Sistema de Simulação de Brigada (SISTAB) “Jogo de Guerra”, por sistema de tecnologia da informação e a Operação Jacuí IV, exercício de adestramento avançado no terreno, com emprego das tropas da 6ª DE.As ações foram desenvolvidas em duas fases sucessivas, e em determinados momentos, ocorrendo simultaneamente com a Op Jacuí IV da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada.O 6º BE Cmb construiu um desvio na RS 640, para passagem das tropas da 3ª Divisão de Exército e 6º Divisão de Exército, durante o exercício.